17 de agosto de 2025
Coluna Tiro Livre | O Imparcial
Compartilhe:

Amigos, como diria o saudoso narrador Sílvio Luiz, o que vou dizer pra meus netinhos?  Sinceramente, ainda não caiu a ficha. De nada adiantaram nossos alertas. O clube de maior torcida do futebol maranhense chegou a um ponto que jamais poderíamos pensar. Foi caindo, caindo… até desabar.  Por mais que a gente queira amenizar, não dá para imaginar a próxima temporada com o Sampaio Corrêa tendo apenas três meses de atividade, isto é, enquanto durar o Campeonato Estadual. O panorama que se desenha para 2026 é o mais  desastroso, até porque o Moto Club também tem situação bastante parecida. E quem sofre mais são os apaixonados torcedores.

Quem viu Sampaio Corrêa e Moto enfrentando grandes equipes nacionais nas copas do Brasil e do Nordeste, bem como no Brasileirão, não se conforma com o que aconteceu em 2025. Os dois, de tanto fracassarem, acabaram por ficar fora de todas as  divisões do futebol nacional, ou como  estão dizendo ironicamente alguns atleticanos, “são dois clubes  fora de série”. A situação do Tricolor é pior, porque além de tudo isso ainda vendeu grande parte do terreno do CT e até a sede administrativa já foi demolida.

São inúmeras as interrogações que fazem hoje os bolivianos ainda estarrecidos com o que estão vendo. Quais os motivos que levaram a “Bolívia Querida” a chegar a esta situação? Por que nos últimos anos o clube foi definhando técnica e financeiramente até chegar ao ponto de perder tudo o que disputou e ser obrigado a vender, sutilmente, extensa área do seu patrimônio físico?

Só o presidente, que comanda o clube desde 2008, e também teve importantes conquistas, poderia explicar, mas até o momento ele ainda não se manifestou. Por isso, quanto mais Frota se mantém em silêncio,  aumenta a justificada revolta dos tricolores.

É difícil acreditar na mudança desse cenário, por vários motivos. A Sociedade Anônima do Futebol (SAF) que poderia ser uma luz no fim do túnel, não tem motivos para investir em clubes com tão curto período de atividade. A não ser uma compra “a preço de banana”. Os poucos patrocinadores pensam a mesma coisa, provavelmente. E agora?  Como será o futuro do time do povo?

Representação
Nesta semana, deu entrada no Ministério Público mais uma Representação pedindo o afastamento do presidente Sérgio Frota do comando administrativo do Sampaio Corrêa para apurar possíveis irregularidades na mudança do estatuto que  o deixa privilegiado para sucessivas reeleições, apuração da legalidade na venda de parte do CT e, principalmente, da falta de transparência na administração dos recursos financeiros nos últimos anos.

Demanda
A coluna recebeu do Dr. Raimundo Castro, autor da Representação contra o Sampaio Corrêa no MP,  a seguinte informação: “Avanço importante na nossa luta! O Ministério Público do Maranhão confirmou o registro e encaminhou nossa demanda para a 1ª Promotoria de Justiça Especializada de São Luís, sob condução da Dra. Doracy Moreira Reis Santos. O procedimento segue vinculado ao protocolo SIMP nº 007169-509/2025. Seguiremos firmes e vigilantes, acompanhando cada passo dessa caminhada pelo bem do Sampaio Corrêa!”.

Protestos
Dois ex-presidentes do Sampaio Corrêa ouvidos pela coluna,  manifestaram revolta sobre a situação do clube neste momento. Ao mesmo tempo, prometeram publicar, nas próximas horas, documentos que mostram a origem do terreno CT, que segundo afirmam,  foi uma doação da família Macieira e jamais poderia ser vendido em  hipótese alguma. Aguardem!

Pode piorar
A publicação de uma “Nota de Repúdio” em  nome da Federação Maranhense de Futebol (FMF), criticando a atual interventora pela divulgação de parte do Relatório Preliminar sobre a situação da entidade, foi  enviada ao juiz Douglas Martins. Motivo: Afastado, desta forma Américo estaria descumprindo a ordem  judicial.

Leia também:

Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/08/coluna-tiro-livre/