3 de fevereiro de 2025
Com Amor, Alcione: exposição celebra 50 anos de carreira da
Compartilhe:

O Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM) inaugura, no dia 12 de fevereiro, às 19h, a exposição “Com Amor, Alcione”, uma homenagem inédita aos 50 anos de trajetória de uma das maiores vozes da música brasileira. A mostra celebra a vida e a obra da cantora maranhense que conquistou o Brasil e o mundo com sua potência vocal e presença marcante.

Desde que deixou São Luís rumo ao Rio de Janeiro, Alcione eternizou clássicos como “Não Deixe o Samba Morrer”, levando sua voz a mais de 30 países e conquistando prêmios de prestígio, como o Grammy Latino de Melhor Álbum. Esta é a primeira exposição dedicada exclusivamente à artista no Brasil, mergulhando em sua história e legado artístico.

Foto: Divulgação

Uma Dedicatória em Tons de Marrom

Com curadoria de Deyla Rabelo, Gabriel Gutierrez e Luciana Gondim, a exposição apresenta mais de 300 fotos do acervo pessoal da artista, além de dez figurinos icônicos que marcaram diferentes fases da carreira da “Rainha do Brilho”. Elementos da cultura maranhense, como os mourões do Bumba Meu Boi, dialogam com a estética da Mangueira, escola de samba do coração da cantora, trazendo o verde e rosa para o espaço expositivo.

“Durante o processo de pesquisa, percebemos que a obra de Alcione é uma grande dedicatória ao amor e, especialmente, às mulheres. A exposição convida o público a sentir esse afeto e compreender a importância revolucionária da artista para a cultura maranhense, brasileira e mundial”, destaca Deyla Rabelo.

A religiosidade da artista também está presente em um altar simbólico, inspirado em suas crenças e raízes culturais. O público poderá interagir com a obra de Alcione através de uma jukebox exclusiva com sua discografia completa e um karaokê para soltar a voz ao som de seus sucessos.

Alcione: A Voz que Ecoa o Brasil

A exposição retrata a versatilidade da artista, que transita entre o samba, o bolero e as tradições maranhenses, como o Bumba Meu Boi e o tambor de crioula. “Alcione tem um estilo único, resultado do diálogo entre suas raízes maranhenses e as influências que absorveu Brasil afora. Com essa exposição, celebramos não só seu talento inigualável, mas também a riqueza da diversidade cultural brasileira”, afirma Hugo Barreto, diretor-presidente do Instituto Cultural Vale.

Serviço:

  • Exposição: Com Amor, Alcione
  • Local: Centro Cultural Vale Maranhão – Rua Direita, nº 149, Centro Histórico, São Luís
  • Abertura: 12 de fevereiro, às 19h
  • Horário de visitação: Terça a sábado, das 10h às 19h
  • Entrada gratuita
  • Informações: (98) 98591-2127 | E-mail: [email protected]

Sobre o CCVM:
O Centro Cultural Vale Maranhão é mantido pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o objetivo de democratizar o acesso à cultura e valorizar as manifestações artísticas da região.

Foto: Divulgação

Fonte: https://oimparcial.com.br/entretenimento-e-cultura/2025/02/com-amor-alcione-exposicao-celebra-50-anos-de-carreira-da-marrom-no-centro-cultural-vale-maranhao/