
O Brasil deu um novo passo na consolidação de sua posição no mercado global de gergelim com o aumento no número de estabelecimentos autorizados a exportar o produto para a China. De acordo com nova lista divulgada pela Administração-Geral das Alfândegas da China (GACC), o total de unidades habilitadas passou de 31 para 61 — praticamente o dobro do número anterior.
A medida representa um avanço nas relações comerciais com o maior consumidor mundial da oleaginosa, que responde por 38,4% do consumo global. A ampliação também reforça a competitividade do Brasil no setor, que já ocupa a sétima posição entre os maiores exportadores de gergelim do mundo, com 5,31% de participação no comércio internacional.
Parceria estratégica com a China
A abertura do mercado chinês ao gergelim brasileiro foi oficializada em novembro de 2024, durante a visita do presidente Xi Jinping ao Brasil. A habilitação marcou a 200ª abertura de mercado da atual gestão, fruto de articulação entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a Adidância Agrícola e a Embaixada do Brasil em Pequim, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e representantes do setor privado nacional. O processo envolveu negociações técnicas para atender às exigências sanitárias e fitossanitárias do governo chinês.
Potencial produtivo em expansão
O Brasil vem ampliando sua produção de gergelim, especialmente nos estados de Mato Grosso, Goiás, Pará e Tocantins. Outras regiões, como Bahia, Minas Gerais, Maranhão e Rondônia, também têm se destacado, com potencial crescente para o cultivo da semente.
A nova rodada de habilitações representa uma oportunidade concreta para ampliar a presença do produto brasileiro em mercados estratégicos e impulsionar o desenvolvimento de cadeias produtivas regionais, gerando valor agregado e renda no campo.
*Fonte: gov.br
Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:
Leia também:
Fonte: https://oimparcial.com.br/brasil/2025/07/com-mais-estabelecimentos-habilitados-brasil-amplia-presenca-no-mercado-chines-de-gergelim/