
Na última terça-feira (15), o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), através do Comitê de Diversidade, realizou um bate-papo integrado com alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC-MA), abordando o tema “Desafios e Enfrentamento de Preconceitos no Mundo do Trabalho”. A ação visa promover a reflexão entre futuros profissionais sobre realidades e pensamentos discriminatórios que muitas vezes são naturalizados nos espaços laborais.
A iniciativa foi conduzida pelos membros do Comitê, o grupo compartilhou percepções e entendimentos a respeito das diferentes maneiras de preconceito e discriminação no ambiente profissional. A atividade teve o intuito de capacitar os jovens para que possam reconhecer essas situações, de forma que entendam como enfrentá-las com mais consciência e preparo.
“Muitas vezes me deparei com situações que não tinha ideia que eram preconceituosas”, compartilhou a juíza Luana Santana, ao relatar sua trajetória aos estudantes. “Não sabia como me comportar, como me vestir… Infelizmente, pessoas pretas e pobres não são colocadas na posição de preferência no mercado de trabalho. Mas quando você é bom e se dedica ao que faz, ainda que o mundo esteja contra você, ninguém tira o seu lugar”, disse a juíza Luana Santana.
A reunião contou com a presença de 83 estudantes, além deles, também estiveram no encontro inúmeros professores e gestores da instituição. Durante o bate-papo na roda, foram apresentadas as iniciativas antidiscriminatórias promovidas pelo Judiciário maranhense, sob a coordenação do Comitê de Diversidade do TJMA.
Leia também:
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/04/comite-de-diversidade-promove-dialogo-sobre-preconceito-no-trabalho-com-jovens-estudantes/