Neste período de férias, o Corpo de Bombeiros intensifica as ações da operação Praia Segura na orla da Grande Ilha. A presença ostensiva das equipes do BBMar e a execução de medidas preventivas visam garantir mais segurança aos banhistas.
A orla é monitorada periodicamente, com os guarda-vidas a pé e reforço de viaturas e embarcações, assegurando a ampla cobertura dos pontos de maior movimentação. O trabalho também inclui orientação preventiva dos banhistas, sobre riscos no mar e atitudes seguras.
A tecnologia é aliada importante na operação. Com uso de drones, os bombeiros identificam áreas de correnteza, localizam banhistas em risco e conseguem acionar apoio em terra ou no mar.
Prevenção e atitudes seguras contra afogamentos
Os afogamentos são a principal causa de acidentes fatais em áreas de lazer aquático. No primeiro semestre de 2025, o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) registrou 55 casos no estado, dos quais 20 resultaram em óbitos.
Os números apontam para a importância de cuidados básicos e atitudes seguras para prevenir acidentes e salvar vidas. O alerta é ainda mais importante neste período de altas temperaturas e clima seco, que atraem um maior número de pessoas às praias, rios e balneários, tornando esses ambientes mais propensos a este tipo de acidente.
O Corpo de Bombeiros mantém equipes nas principais praias da Grande São Luís, com guarda-vidas treinados, embarcações e todo o suporte necessário.
Em caso de emergência, procure o posto salva-vidas mais próximo ou ligue 193.
Fique atento:
- Evite consumo de bebidas alcoólicas se for entra no mar;
- Banhistas em áreas profundas ou além da arrebentação;
- Turistas que não conhecem o local;
- Grupos de jovens, principalmente homens: eles se afogam 6x mais;
- Nas embarcações, use colete salva-vidas;
- Respeite as sinalizações de placas e bandeiras vermelhas, que indicam trechos de risco;
- Mantenha as crianças sempre por perto;
- Entre no mar somente até a altura do umbigo;
Aplicativo salva vidas
O aplicativo Praia Segura SLZ, traz informações sobre locais de risco, dicas de segurança e características das praias (extensão, se há guarda-vidas, dias e horários, atendimento médico, posto de saúde mais próximo). Informa ainda sobre a tábua de maré (dias e horários em que está cheia ou baixa), a situação de balneabilidade para que o banhista saiba o local adequado para banho e endereços dos postos de guarda-vidas.
A ferramenta ainda contém vídeos com dicas comportamentais no lazer envolvendo rios, piscinas e praias. Pelo aplicativo podem ser enviadas informações aos guarda-vidas, pedir ajuda ou acionar diretamente o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) pelo Whatsapp.
“O aplicativo foi criado para prestar informação rápida e acessível às pessoas. É mais uma forma de orientar e informar o banhista para evitar acidentes que podem ser fatais. Uma inovação que servirá a ludovicenses e também a turistas”, informa o comandante do Corpo de Bombeiros. O aplicativo Praia Segura SLZ pode ser baixado em ambos os sistemas Android e IOS.
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2026/01/como-curtir-ferias-na-praia-com-seguranca/
