5 de agosto de 2025
Compras de última hora devem movimentar o Dia dos Pais
Compartilhe:

O Dia dos Pais já está chegando e muitos filhos ainda não compraram o presente dos seus homenageados. Deixar para comprar o mimo na última hora é um dos pontos apontados pelo recorte mais recente da Pesquisa de Intenção de Consumo para o Dia dos Pais 2025, realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA), com foco nos dias preferidos para as compras, canais on-line e celebrações.

Os dados revelam que 39,8% dos consumidores não têm um dia fixo para fazer compras, o que pode favorecer ações promocionais nos últimos dias que antecedem o Dia dos Pais. Entre os que definiram um dia, quarta-feira (15,7%) aparece como o mais citado, oferecendo pistas sobre o melhor momento para ativar campanhas de mídia, descontos e lançamentos nas lojas.

Segundo dos 3 três filhos de Arnaldo dos Santos, 71 anos, o auxiliar técnico de enfermagem Rafael dos Santos espera uma oportunidade para ir às compras. “Tá muito corrido esses dias com trabalho e faculdade, então acho que vou conseguir mais tempo para pesquisar e comprar algo legal mesmo só no sábado”, disse.

Outra que vai deixar para a última hora é Bruna Pinho. Segundo ela, é preciso ter tempo para pesquisar e encontrar um presente que combine com o homenageado. “No sábado vou ter mais tempo, então espero encontrar algo que tenha um preço bom e que seja a cara do meu pai”, disse.

“Cada novo dado da pesquisa amplia a capacidade de planejamento do setor. Compreender quando, onde e como o consumidor pretende comprar é uma vantagem competitiva. São informações que permitem ao empresário ajustar ações comerciais com mais precisão, favorecendo o aumento das vendas e o fortalecimento das relações com os clientes”, afirma o presidente da Fecomércio-MA, Maurício Feijó.

Em relação ao comércio eletrônico, a pesquisa mostra uma participação discreta dos entrevistados. 4,5% deles pretendem realizar compras online. No entanto, o e-commerce revela padrões de consumo distintos. Enquanto as mulheres concentram suas compras digitais em vestuário (54,5%), calçados (33,3%), perfumes (34,6%) e livros (20,5%), os homens preferem passagens aéreas (34%) e eletrônicos, como smartphones/tablets (23,1%) e notebooks, (10,9%), indicando que há oportunidades específicas para nichos de mercado.

No aspecto simbólico da data, 44,4% dos consumidores afirmaram que irão comemorar o Dia dos Pais, sendo a residência o principal local de celebração (71,9%), seguida por restaurantes (17,7%). As opções igrejas, shopping centers ou cinemas, praias ou clubes e viagens apresentaram percentuais menores. A intenção de comemorar está mais presente entre pessoas com maior renda (69,5%), ensino superior (51,7%) e acima dos 36 anos (46,9%).

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/08/compras-de-ultima-hora-devem-movimentar-o-dia-dos-pais/