31 de agosto de 2025
Comunidade nipo-brasileira resgata gincana tradicional em São Luís
Compartilhe:

A comunidade de japoneses e descendentes de japoneses que moram em São Luís viveram um dia inteiro de lazer nesse sábado, dia 30, no Undokai 2025, uma gincana esportiva realizada pela Associação Nipo-Brasileira do Maranhão (Anibrama), que contou com uma programação recreativa para toda a família. O evento contou com o apoio da Daiso, Terra Zoo, Sukai Restaurante, Tory Brindes, Ilha Caixa, Armazzem Pindaí, Bombons e Cia, RK3 Complexo Esportivo.  

Foto: Divulgação

O “Undokai”, cujo significado é “encontro de esportes” ou “gincana esportiva”, é um evento muito popular no Japão, que há mais de uma década não era realizado pela comunidade nipo-brasileira na capital maranhense. A iniciativa se torna ainda mais especial porque, este ano, Brasil e Japão celebram 130 anos de relações diplomáticas, marcadas pela assinatura do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação. 

“A Associação Nipo-Brasileira do Maranhão tem realizado atividades ao longo do ano para atrair ainda mais a comunidade do estado, para que possamos fortalecer nossas raízes culturais, bem como fortalecer os laços culturais Brasil-Japão no nosso estado. Esta é uma ocasião onde as famílias se unem, participam de atividades lúdicas e, acima de tudo, promovem este encontro alegre de trocas, incentivando a prática de atividades físicas, apreciando comidas típicas do Japão. É um resgate deste espírito e da valorização da cultura japonesa, sempre em diálogo com a brasileira, que é nossa cultura também”, afirmou o presidente da Anibrama, Klayton Noboru Nishiwaki. 

A abertura do evento contou com Radio Taiso, comandando por Kiyoshi Yamada, que são exercícios rítmicos e leves para qualquer idade, com caráter de alongamento, cuja rotina é praticada há quase 100 anos no Japão. Ao longo do dia, crianças, jovens, adultos e idosos participaram de atividades, como: corridas, corrida de saco, cabo de guerra e brincadeiras em grupo, que estimulam a cooperação, o trabalho em equipe e a diversão para todas as idades.  

“O Undokai significa memória afetiva para nós, que somos descendentes e vivenciamos todos os anos esta experiência lúdica na infância. Poder retomar esta iniciativa e proporcionar isso aos nossos filhos, de maneira criar novas memórias afetivas neles, somando a isso fortalecimento de nossa ancestralidade, é de muito valor para todos da nossa Associação”, pontuou Mieko Wada, diretora social da Anibrama. 

Foto: Divulgação

Houve ainda comercialização de comidas típicas japonesas e sorteio de brindes ao término das atividades. Como de praxe, ao término do evento, o local ficou limpo a partir de ação coletiva de todos os participantes. 

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/08/comunidade-nipo-brasileira-resgata-gincana-tradicional-em-sao-luis/