29 de setembro de 2025
Comunidade Perijuçara recebe projeto Trilha dos Saberes e revela potencial
Compartilhe:

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) realizou uma série de atividades na comunidade de Perijuçara, no município de Axixá, por meio do projeto Trilha dos Saberes. A iniciativa tem como objetivo fortalecer o turismo de base comunitária, valorizar os saberes tradicionais e capacitar moradores para oferecer serviços de qualidade aos visitantes.

As ações começaram por uma roda de conversa com a comunidade, na qual foram compartilhadas histórias, lendas e curiosidades da região. Em seguida, a equipe iniciou os cursos de capacitação, incluindo Roteirização Turística, Cardápio e Precificação e Entretenimento e Lazer, voltados ao desenvolvimento de experiências recreativas e turísticas.

O superintendente de Qualificação da Setur-MA, Antônio Castro, destacou que o projeto visa preparar comunidades tradicionais para atuar no turismo de base comunitária, mostrando que as atividades diárias, como pesca, coleta de mariscos, produção de farinha e extração do azeite de coco babaçu, podem se tornar fonte de renda e valorização cultural.

“Em Perijuçara, encontramos atividades muito fortes, além das danças tradicionais e de uma vegetação pouco alterada, que possibilita belíssimos passeios náuticos. Estamos aqui para encorajar as pessoas, mostrando que aquilo que elas já fazem no dia a dia pode ser valorizado pelos visitantes e se tornar fonte de renda. Essa iniciativa também contribui para que os moradores reconheçam o valor de sua própria cultura, que muitas vezes é motivo de insegurança, mas que, na verdade, representa uma riqueza admirada por todos que conhecem esse trabalho”, disse o superintendente.

Durante a programação, a equipe realizou passeios náuticos e visitou as Ilhas dos Guarás e do João Velho, pontos com grande potencial para o turismo de observação de aves. Também foram realizadas visitas técnicas à tradicional Casa de Farinha, para acompanhar o processo de produção da farinha de mandioca e ao espaço de produção do azeite de coco babaçu. Além disso, houve encontros com os Embaixadores Mirins, alunos do terceiro e quarto ano do ensino fundamental, com o objetivo de desenvolver habilidades relacionadas à hospitalidade e à valorização dos atrativos locais, despertando o sentimento de pertencimento.

A presidente da Instância de Governança Regional do Polo Munim, Sandra Vieira, complementou que o projeto atua de forma estruturada, apresentando à comunidade o passo a passo para o desenvolvimento do turismo de base comunitária. Para ela, a iniciativa é como um trabalho contínuo de formiguinha, que prepara os moradores para atuar sem comprometer as riquezas naturais e culturais da região.

“A Trilha dos Saberes tem um papel de renascimento das potencialidades turísticas da região. O projeto mostra para a comunidade que é possível desenvolver um turismo de experiência de forma estruturada, e a equipe chega para orientar e fortalecer cada etapa”, destacou Sandra.

Para os moradores, a ação trouxe valorização e reconhecimento das atividades tradicionais. O agricultor Ruberval Gonçalves ressaltou que a experiência fez a comunidade perceber a dimensão de suas próprias riquezas.

“Pra nós aqui, em Perijuçara, foi esplêndido esse trabalho, esse curso. Individualmente, falo com firmeza que foi uma experiência muito grande, que nos faz sentir valorizados e nos incentiva a valorizar ainda mais aquilo que temos. Esse curso veio despertar justamente as nossas riquezas, mostrando a importância do que já produzimos e do potencial que possuímos em nossa comunidade”, disse o agricultor.

*Fonte: Governo do Maranhão

Fonte: https://oimparcial.com.br/turismo/2025/09/comunidade-perijucara-recebe-projeto-trilha-dos-saberes-e-revela-potencial-turistico/