O processo de inscrição para o cargo de auditor federal de controle externo (AUFC) do Tribunal de Contas da União (TCU) está aberto no site da banca examinadora que irá elaborar o certame da avaliação, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). As inscrições estarão disponíveis somente até as 18 horas do dia 3 de dezembro, no horário de Brasília.
A remuneração é de R$ 26.159,01, para a jornada de trabalho de 40 horas semanais.
O cargo de auditor federal de controle externo exige diploma de nível superior, em qualquer área de formação, registrado e fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Além disso é preciso ter idade mínima de 18 anos completos na data da posse. Edital completo do concurso.
Vagas
O certame disponibiliza 20 vagas para contratação urgente e formação de cadastro reserva. Das vagas imediatas, 11 são de ampla concorrência; duas são reservadas para pessoas com deficiência (PCD); cinco, para pessoas pretas ou pardas; uma, para pessoa indígena; e uma, para quilombola.
Durante ato de inscrição, o candidato deverá apontar que deseja concorrer às vagas reservadas e se autodeclarar negro (preto ou pardo), indígena ou quilombola, de acordo com quesito cor ou raça adotado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Para pessoas com deficiência, o inscrito deverá anexar no site do certame a documentação comprobatória da deficiência, para que passe por processo de análise e para solicitação de atendimento especializado.
A documentação comprobatória deve possuir a identificação do candidato, a espécie e o grau ou o nível de sua deficiência, assim como a data da emissão e a assinatura e o carimbo do profissional responsável, com o número de sua inscrição no Conselho Regional Profissional respectivo.
Para garantir a inscrição, o candidato deve pagar a taxa do concurso público no valor de R$ 120 até o dia 5 de dezembro.
Conforme apontado no edital, a Guia de Recolhimento da União (GRU), cobrança utilizada para o pagamento da taxa de inscrição, será produzida após a finalização do preenchimento da ficha de inscrição. Caso seja necessário realizar uma reimpressão, o participante deverá gerar a GRU Cobrança novamente no mesmo endereço, pela página de acompanhamento do concurso.
Haverá isenção completa do valor da taxa de inscrição apenas para os seguintes candidatos:
- membros de famílias de baixa renda, inscritos no programa Cadastro Único de Programas sociais do governo federal (CadÚnico);
- doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde, conforme a Lei nº 13.656/2018.
Para estes casos específicos, a solicitação de isenção da taxa poderá ser feita até às 18 horas da próxima segunda-feira (10), no horário oficial de Brasília. Cada solicitação de isenção será analisada e julgada pelo Cebraspe.
Avaliações e cronograma
Os exames objetivo e discursivo são de caráter eliminatório e classificatório. A aplicação delas está prevista para 22 de fevereiro de 2026. Nesta data, as provas objetivas terão a duração de cinco horas e serão aplicadas no turno da manhã. As provas objetivas terão 200 questões objetivas do tipo certo ou errado e valerão até 200 pontos.
A prova discursiva, com três questões, será aplicada no turno da tarde e terá a duração de 4 horas e 30 minutos. O resultado final do seletivo será publicado no Diário Oficial da União e no endereço eletrônico do concurso em 20 de março.
O cadastro de reserva da seleção terá prazo de validade de um ano, contado a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.
Leia também:
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/11/concurso-oferece-20-vagas-para-cargo-no-tcu/
