9 de setembro de 2025
Conferência estadual do PSOL oficializa pré-candidatura ao governo do Maranhão
Compartilhe:

O PSOL/MA oficializou, no último sábado (6), durante sua conferência eleitoral estadual, a pré-candidatura do engenheiro florestal e agrônomo Enilton Rodrigues ao governo do Maranhão. Com a definição, o partido amplia o campo da esquerda no estado e reforça o palanque em apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de 2026.

Além da escolha de Enilton, a conferência também aprovou a pré-candidatura da liderança quilombola Antônia Cariongo ao Senado. A sigla definiu ainda que a prioridade será a formação de uma chapa proporcional forte, com o objetivo de eleger, pela primeira vez, uma bancada própria de deputados estaduais e federais no Maranhão.

No encontro, foi anunciado que Enilton iniciará um processo de escuta popular para a formulação do programa de governo. Cidades como Chapadinha, Caxias, Açailândia, Santa Rita, Paço do Lumiar, Arame e Santa Luzia do Paruá já estão no roteiro inicial de visitas. A ideia é construir coletivamente as propostas que devem pautar o futuro plano de gestão.

Segundo o pré-candidato, a decisão fortalece o papel do partido no cenário estadual. “Nossa prioridade a partir de agora continua sendo a de posicionar o PSOL no debate político estadual, sem sectarismo. Mais uma vez teremos candidatura própria ao governo para reforçar o time da esquerda no estado e o palanque do presidente Lula em 2026”, destacou Enilton Rodrigues, que também disputou o governo em 2022.

Entenda com o foi o processo de escolha

O PSOL funciona com base em correntes internas, chamadas de tendências, que reúnem grupos políticos com diferentes perspectivas de atuação. No Maranhão, as duas maiores correntes são: Primavera Socialista (PS), liderada por Enilton Rodrigues, que defende a candidatura própria ao governo; e o Movimento Esquerda Socialista (MES), representado por Antônia Cariongo, que assegurou a indicação ao Senado.

Juntas, essas duas forças concentram mais de 50% dos delegados estaduais, o que garante legitimidade às decisões tomadas na conferência. Pelo estatuto do partido, os cargos majoritários disponíveis são disputados de acordo com a correlação de forças internas, restando, neste caso, apenas a definição da vice e de uma das vagas ao Senado em 2026.

Embora o PSOL ainda não tenha conquistado cargos majoritários no estado, a sigla aposta no simbolismo político e no fortalecimento da esquerda como estratégias centrais para 2026. O desafio será equilibrar a afirmação de um projeto próprio com a necessidade de convergência em torno da candidatura à reeleição de Lula, que contará com palanques de partidos já consolidados, como PT e PSB.

Além disso, a definição interna do PSOL expõe a correlação de forças entre suas tendências políticas, que se articulam para garantir espaço tanto na chapa majoritária quanto nas disputas proporcionais.

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/09/conferencia-estadual-do-psol-oficializa-pre-candidatura-ao-governo-do-maranhao/