Com a aproximação das premiações cinematográficas, o Globo de Ouro, cuja cerimônia ocorre neste domingo, 5 de janeiro, começa a revelar pistas sobre os possíveis indicados ao Oscar, cujas nomeações serão anunciadas em 17 de janeiro. Para os brasileiros, uma das expectativas é a possível indicação de Fernanda Torres, em uma festa geralmente dominada por artistas norte-americanos.
O mês de janeiro marca o aquecimento das apostas para a temporada de premiações. Entre os possíveis candidatos, o drama erótico e cômico Babygirl, de Halina Heijn, que estreia na próxima semana, pode levar Nicole Kidman à indicação de melhor atriz, interpretando Romy, uma CEO que vê sua segurança ameaçada pela chegada de um estagiário. O elenco também conta com Antonio Banderas. No entanto, a concorrência inclui Mariane Jean-Baptiste, que é novamente dirigida por Mike Leigh em Hard Truths, e Cynthia Erivo, que já foi indicada ao Oscar por seu papel em Harriet.
Outra estreia de destaque é A Semente do Fruto Sagrado, do cineasta iraniano Mohammad Rasoulof, premiado no Festival de Cannes e agora lançado no Brasil. O filme explora as tensões políticas em Teerã, através da história de um juiz e sua família, e é cotado como representante alemão na corrida pelo Oscar.
No dia 16 de janeiro, outros títulos com potencial para o Oscar começam a ganhar destaque. Aqui, dirigido por Robert Zemeckis, trata do impacto da inteligência artificial no cinema, enquanto Maria Callas, do chileno Pablo Larraín, pode surpreender nas categorias de fotografia e figurino. Larraín é conhecido por suas cinebiografias, como Jackie e Spencer.
O final de janeiro trará estreias com grande potencial para o Oscar. Conclave, de Edward Berger, é um thriller baseado no best-seller de Robert Harris e examina crises de fé e luto em um rito católico. O filme conta com um elenco estrelado, incluindo Ralph Fiennes e Stanley Tucci. Anora, vencedor da Palma de Ouro em Cannes, segue a história de uma mulher do Brooklyn prestes a entrar para uma família russa elitizada, com expectativas para Mikey Madison como melhor atriz e para o roteiro de Sean Baker.
Fechando o mês, o filme Setembro 5, que retrata os atletas feitos reféns durante os Jogos Olímpicos de 1972, aparece como um possível concorrente ao Globo de Ouro de melhor filme. Por fim, o filme A Verdadeira Dor, dirigido e estrelado por Jesse Eisenberg, conta a história de um homem que desenterra o passado de sua avó sobrevivente do campo de concentração Majdanek, e tem sido citado como possível indicação ao Oscar.
*Fonte: Correio Braziliense
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/01/confira-os-possiveis-candidatos-ao-oscar-que-estreiam-nos-cinemas-em-janeiro/