1 de outubro de 2025
Conquista! O Imparcial é premiado no 12ª Prêmio Sebrae de
Compartilhe:

O jornalismo maranhense viveu uma noite de reconhecimento na 12ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo, realizada nesta terça-feira (30), em São Luís. O jornalista do jornal O Imparcial, Samartony Martins, conquistou a premiação com a reportagem “Criatividade para transformar vidas”, que explora o universo da economia criativa no Maranhão e no Brasil.

A reportagem de Samartony mergulha na trajetória da multiartista Pietra D’ Ofá, também conhecida como PP Poeta Marginal, travesti de São Luís, multiartista e educadora social. Pietra encontrou na arte não só um meio de expressão, mas uma plataforma de resistência, geração de renda e transformação social.

A reportagem mostra como Pietra construiu seu nome no cenário cultural do Maranhão, passando por batalhas de poesia, produção de eventos e oficinas, sempre com o propósito de inspirar outras pessoas trans e travestis a estruturarem projetos sustentáveis e empreendimentos com identidade e propósito.

Além disso, o Sebrae-MA apoiou seu trabalho oferecendo orientação estratégica e espaço para eventos, fortalecendo a inclusão de grupos historicamente marginalizados na economia criativa. O projeto “Aqué!”, por exemplo, promove capacitação para pessoas LGBTQIAPN+, ensinando desde elaboração de portfólios até escrita de projetos culturais, incentivando o empreendedorismo e a inserção econômica.

Ao receber o prêmio, Samartony agradeceu à equipe do O Imparcial e ao Sebrae

Obrigado à equipe do O Imparcial, que está prestes a completar 100 anos. Obrigado também à equipe do Sebrae pelo reconhecimento aos profissionais que fazem a reportagem todos os dias e pelo recorte da realidade que vivenciamos diariamente.

Para conferir a reportagem completa de Samartony Martins, clique aqui

Equipe O Imparcial

A premiação contou também com a participação de outros jornalistas do O Imparcial: Patrícia Cunha, diretora de redação, que concorreu com a reportagem “Economia criativa impulsiona os grupos culturais do Maranhão”, e Júlio César, universitário de jornalismo pela UFMA e estagiário do jornal, que participou com a reportagem “Sombra da Mangueira: a história que movimenta a feira do Tirirical”.

Sobre o Prêmio Sebrae de Jornalismo

Criado em 2004, o Prêmio Sebrae de Jornalismo tem como objetivo reconhecer profissionais e estudantes que produzem conteúdos de qualidade sobre empreendedorismo, inovação e desenvolvimento regional. Em 2025, mais de 1.200 trabalhos foram inscritos em todo o Brasil, com o Maranhão liderando o Nordeste com 157 reportagens, ocupando o 6º lugar no ranking nacional.

O gerente de Comunicação do Sebrae no Maranhão, João Torres, ressaltou a relevância da premiação:

“Para nós, é uma alegria e orgulho premiar os profissionais de imprensa que, com sua dedicação e talento, dão visibilidade à pauta do pequeno negócio. Eles são parceiros essenciais que, por meio de suas reportagens, ajudam a fomentar o empreendedorismo, inspirar novas jornadas e mostrar o papel vital das micro e pequenas empresas para o desenvolvimento do nosso estado.”

João Torres Saboia, gerente da Assessoria de Comunicação do Sebrae no Maranhão

Fonte: https://oimparcial.com.br/empreendedorismo/2025/10/conquista-o-imparcial-e-premiado-no-12a-premio-sebrae-de-jornalismo/