
Os pré-selecionados na lista de espera para bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2025 devem entregar seus documentos para a instituição de ensino superior escolhida até esta sexta-feira (11). Os registros documentados devem comprovar as informações relatadas no momento da inscrição.
A faculdade privada determina se a entrega da documentação pode ser realizada de maneira virtual ou de forma presencial na própria faculdade onde o candidato foi selecionado. O processo é gratuito e as informações oficiais são divulgadas no site e nas redes sociais do Ministério da Educação (MEC).
O ProUni oferta bolsas de estudo integrais e parciais para cursos de graduação de instituições de educação superior privadas. Os estudantes brasileiros sem diploma de nível superior são o público-alvo do projeto.
Documentos exigidos
Os candidatos podem acessar de maneira online o resultado da seleção no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na aba do ProUni com Cadastro de Pessoa Física (CPF) e senha da conta da plataforma de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.
Caso o candidato tenha documentação aprovada, ele então poderão ingressar no ensino superior no Prouni ainda no primeiro semestre deste ano.
Segundo o edital do Prouni 2025/1, entre os documentos necessários, estão o de identificação do candidato e dos membros do grupo familiar, além dos comprovantes de residência; de onde cursou o ensino médio; de rendimentos; e quando for o caso, se é professor da educação básica, se houve separação, divórcio ou óbito dos pais; ou possui alguma deficiência.
Para ser beneficiado com as bolsas integrais, o candidato deve possuir a renda familiar bruta mensal por pessoa até um salário mínimo e meio, atualmente cotado em R$ 2.277. Em caso de bolsas parciais de 50%, o inscrito necessita comprovar que sua renda familiar bruta mensal per capita não ultrapassa três salários mínimos (R$ 4.554).
Na edição Prouni 2025/1, foram ofertadas 338.444 bolsas em 403 cursos de 1.031 instituições privadas por todo o país. Dessas oportunidades, 203.539 são integrais e 134.905 parciais. A edição deste ano registrou cerca de 1,5 milhão de inscrições, sendo que cada inscrito pode selecionar até dois cursos para concorrer.
Na primeira chamada da mesma edição, divulgada no início do mês de fevereiro, cerca de 197.080 estudantes foram pré-selecionados. Já na segunda chamada, 86.373 pré-selecionados foram convocados.
Leia também:
Fonte: https://oimparcial.com.br/educacao/2025/04/convocados-da-lista-de-espera-do-prouni-devem-entregar-documentos-ate-esta-sexta-11/