
Nesta quinta-feira (19) os religiosos católicos do mundo todo celebram Corpus Christi, em honra à Sagrada Eucaristia (Corpo de Cristo). A solenidade, realizada pela Arquidiocese de São Luís, ocorrerá pela primeira vez no Estádio Castelão, a partir das 14h.
O tema deste ano é “Peregrinos de Esperança”.
A festa do “Corpo e Sangue de Cristo”, evento religioso tradicional na capital maranhense, mobiliza todas as paróquias, comunidades e organismos da Igreja Católica de São Luís, com envolvimento de bispos, padres, diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas, leigos e leigas. Estão sendo esperadas 40 mil pessoas. Mais de 300 caravanas já foram confirmadas.
Solenidade terá fiéis de 15 cidades do Maranhão
A solenidade é o momento em que a igreja Católica local – formada por 59 paróquias – é convidada a se reunir em uma única celebração, congregando fiéis dos 15 municípios que compõem o território geográfico da Arquidiocese: São Luís, Paço do Lumiar, Raposa, São José de Ribamar, Bacabeira, Santa Rita, Rosário, Icatu, Axixá, Morros, Humberto de Campos, Presidente Juscelino, Cachoeira Grande, Santo Amaro e Primeira Cruz.
“Apesar da megaestrutura, Corpus Christi não é um evento, mas um dia santo para os cristãos católicos. São quase dois meses de mobilização em que a comunidade se reúne para celebrar o Santíssimo Sacramento, mas também para servir ao próximo, com visitas aos doentes, às famílias, arrecadação de alimentos e outras obras de misericórdia”, destaca dom Gilberto Pastana, arcebispo de São Luís do Maranhão.
A Solenidade se dá em três momentos centrais: Missa, na qual é consagrada a Hóstia que será colocada em um ostensório para o passeio público do Santíssimo Sacramento. Após a Missa é realizada a procissão luminosa, que este ano será dentro do estádio. O Santíssimo dará uma volta completa abençoando todo o povo de Deus da arquibancada. A solenidade é concluída com a benção com o Santíssimo.
A entrada é gratuita. A arquidiocese orienta que levem 1kg de alimento não perecível que será doado às comunidades em situação de vulnerabilidade social. Haverá espaço para PCD (pessoas com deficiência) e os telões do estádio terão tradução simultânea para libras.
O Corpo de Cristo
A Solenidade foi instituída pelo Papa Urbano IV, no ano de 1264, em honra ao milagre eucarístico de Bolsena, na Itália. Em 1317, a festividade foi estendida para toda a Igreja, pelo Papa João XXII. A celebração da festa consta de Missa, procissão e Adoração ao Santíssimo Sacramento. Durante a Missa são consagradas duas hóstias: uma é consumida e a outra é apresentada aos fiéis para adoração. A hóstia consagrada, será adorada no ostensório ao longo da procissão.
Programação
14h – Abertura dos portões
15h – Acolhida das Caravanas e animação
15h30 – Coletiva de Imprensa
16h – Acolhida às Autoridades e Patrocinadores
17h30 – Santa Missa
20h – Procissão luminosa dentro do estádio
20h30 – Benção com o Santíssimo Sacramento
Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/06/corpus-christi-promete-reunir-40-mil-pessoas/