A Corrida Equatorial está de volta à orla da capital maranhense, em sua segunda edição, trazendo o tema “Energia que Conecta”. O evento, que já entra para o calendário esportivo de São Luís, será realizado no dia 20 de novembro, feriado nacional do Dia da Consciência Negra, com concentração a partir das 5h e largada às 6h, na Praça do Pescador, na Avenida Litorânea. A iniciativa é promovida pela Aspecom, com patrocínio do Grupo Equatorial, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte.
Neste ano, a prova contará com percursos de 5 km e 10 km, reunindo atletas profissionais, amadores e o público em geral. Serão disponibilizadas 1.500 vagas gratuitas para colaboradores do Grupo Equatorial e para participantes externos. As inscrições serão abertas em 11 de novembro, pelo site www.cronoesportes.com.br, com entrega de medalhas para todos os concluintes da corrida.
A retirada dos kits acontecerá nos dias 17, 18 e 19 de novembro, no São Luís Shopping, no Piso 1, em frente ao Louvre Magazine. No mesmo local, será realizada a arrecadação de alimentos não perecíveis, destinados à Casa Acolher e ao Grupo Solidariedade é Vida, instituições que desenvolvem trabalhos de apoio e acolhimento a pessoas que vivem com HIV/AIDS em São Luís.
“A Corrida Equatorial é muito mais do que uma competição esportiva. É uma celebração da energia que conecta pessoas, incentiva hábitos saudáveis e reforça a solidariedade. A iniciativa mostra o compromisso da Equatorial com a qualidade de vida e o bem-estar por meio do esporte”, destacou Ytaquirate Soeiro, gerente de Gente e Gestão da Equatorial Maranhão.
Energia, diversão e bem-estar
Além da corrida, o evento oferece uma experiência completa aos participantes, com apresentação da Banda Kizoeira, distribuição de brindes, serviços e atividades interativas. Haverá cobertura fotográfica, espaço instagramável, caminhão pipa para refrescamento dos atletas, massagens para os pés, protetor solar, viseiras, sucos, água de coco, isotônicos, barras de cereal e tatuagens personalizadas. Também serão realizados sorteios de brindes e espaço de maquiagem.
A organização premiará os três primeiros colocados de cada categoria com troféus. Para o público, o principal objetivo é garantir diversão, saúde e integração.

Consciência, inclusão e saúde
Realizada no Dia da Consciência Negra, a Corrida Equatorial reforça valores de diversidade e respeito, além de incentivar a prática da corrida de rua como esporte democrático e acessível. Especialistas lembram que essa modalidade contribui para a melhora da saúde cardiovascular, controle de peso, redução do estresse e aumento da autoestima.
Para iniciantes, recomenda-se treinos progressivos, começando com caminhadas leves e evoluindo para corridas curtas, além do uso de calçado adequado, alimentação equilibrada e avaliação médica.
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/11/corrida-equatorial-incentiva-habitos-saudaveis-e-conecta-pessoas-com-energia-na-litoranea/
