26 de setembro de 2025
Nany People celebra 50 anos de carreira em São Luís
Compartilhe:

De Nany People no Arthur Azevedo ao Festival Prata da Casa no Centro Histórico, a programação deste fim de semana em São Luís reúne atrações variadas até domingo (28). Confira a curadoria especial feita pelo O Imparcial:

A sexta-feira (26) começa com música no Convento das Mercês, que recebe a 20ª edição do projeto Choro, Samba e Outras Bossas, a partir das 19h. No palco, artistas consagrados e novas vozes do cenário local se reúnem sob a direção musical de Arlindo Pipiu para uma noite de celebração à música popular brasileira.

Ainda na sexta, às 16h, a 18ª Feira do Livro de São Luís (FeliS) abre as portas na Praça Maria Aragão. Até o dia 5 de outubro, o evento reunirá escritores locais e nacionais em debates, lançamentos e atividades literárias, além de visitação de escolas da rede pública. Na abertura, o destaque será a participação do escritor Fabiano dos Santos Piúba, atual Secretário de Formação, Livro e Leitura do Ministério da Cultura (MinC).

O sábado (27) traz duas programações de peso. No Teatro Arthur Azevedo, às 20h, a atriz Nany People celebra 50 anos de carreira com o espetáculo Ser Mulher Não é Pra Qualquer Um. Os ingressos estão à venda pela plataforma Ingresso Digital e também na bilheteria do teatro. A trajetória da atriz é revisitada na produção, que mistura comédia, projeções e música para levar o público a uma viagem nostálgica e divertida pela memória da humorista.

De volta ao Convento das Mercês, às 18h, acontece o 4º Concurso de Toadas da Central dos Bois, reunindo cantadores de várias regiões do estado nesta tradicional celebração do Bumba meu Boi, com entrada gratuita. O projeto, contemplado pela Lei Paulo Gustavo, terá apresentações de cantadores e cantadoras pertencentes aos sotaques da Baixada e Costa de Mão.

O domingo (28) será intenso. A Praça Nauro Machado recebe a primeira edição do Festival Prata da Casa, que ocupa o Centro Histórico com 12 horas de programação gratuita. Ao todo, serão 23 atrações: 15 manifestações culturais, 3 performances e 5 artistas locais. O evento, contemplado pela Rouanet nas Favelas, busca valorizar a cultura popular e os talentos que produzem no Centro Histórico.

No mesmo dia, das 15h às 23h, a Praça Deodoro será tomada pela 4ª edição do Re[x]istência Fest, com shows da cantora, rapper e ativista MC Carol, Enme Paixão e Rosa Reis, celebrando a cultura preta e periférica com muita música e diversidade.

Durante todo o fim de semana, o Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM) integra a programação da 19ª Primavera dos Museus com mostra de cinema espanhol, apresentações culturais e visita mediada à exposição Resistências Originárias.

Outra opção é visitar a exposição “A Luz Ludovicense”, de Moura Júnior. Os 18 quadros que retratam a luz que incide sobre as paisagens de São Luís estão em cartaz no Centro Cultural e Administrativo do Ministério Público do Maranhão até novembro.

Nossa agenda cultural volta na próxima semana com mais destaques da cena maranhense. Fique ligado!

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/09/cultura-local-e-atracoes-nacionais-dividem-espaco-na-programacao-deste-fim-de-semana-em-sao-luis/