
A Ocean Kite Point (OKP) e a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA) realizarão uma ação de conscientização e prevenção ao afogamento na manhã deste domingo (17), das 8h às 11h, na praia do Olho d’Água, em São Luís.
O curso gratuito Kite-Salva tem o lema “Prevenir é salvar – Educar para não afogar” e é voltado para atletas de natação em águas abertas, surfistas, praticantes de caiaque e canoa havaiana, que irão aprender sobre prevenção, salvamento e primeiros socorros em casos de afogamento.
O kitesurfista maranhense Bruno Lobo, principal atleta da modalidade nas Américas e representante do Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, será um dos palestrantes do curso.
Em janeiro, Bruno salvou a vida de uma adolescente que estava prestes a se afogar na Praia do Olho d’Água, em um caso que repercutiu nacionalmente e chamou a atenção para os riscos dos afogamentos. O doutor David Szpilman, secretário-geral da SOBRASA e referência mundial em salvamento aquático, também vai ministrar o curso em São Luís.
“Essa é uma situação que, infelizmente, acontece diariamente. No Brasil, 16 pessoas morrem afogadas todos os dias, e muitos desses afogamentos podem ser evitados. A principal medida é a prevenção, porém, a gente tem que saber como proceder diante de um afogamento. Esse curso, que é voltado para praticantes de esportes aquáticos em geral e que estão em contato com um ambiente de risco, visa dar as orientações e instruções, de acordo com as normas da SOBRASA, em relação aos procedimentos necessários diante dos casos de afogamentos”, ressalta Bruno Lobo.
As inscrições para o curso Kite-Salva em São Luís podem ser feitas de forma gratuita na plataforma Sympla. As vagas são limitadas, e os participantes também devem realizar a parte teórica online pelo site da SOBRASA.
Resgate
No dia 10 de janeiro de 2025, Bruno Lobo estava treinando e fazendo testes no suporte de sua câmera na praia do Olho d’Água, em São Luís, quando localizou a jovem Maria Eduarda Silva, de 15 anos, se afogando em alto-mar. Com muita habilidade e conhecimento dos procedimentos necessários nessa situação de risco, Bruno realizou o salvamento de Maria Eduarda, que depois recebeu os primeiros socorros na praia.
Por causa desse ato de heroísmo, que comoveu o Maranhão e o Brasil, Bruno Lobo foi condecorado com a medalha Alferes Moraes Souto, a mais alta comenda concedida pelo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), que reconhece atos de coragem e altruísmo que contribuem para a segurança e o bem-estar dos maranhenses.
Resumo do curso
• Introdução ao salvamento
• A equipe “Guarda-vidas & surfista”
• Geografia da praia
• Prevenção em afogamento
• O socorro com prancha
• Boca-a-boca dentro da água
• Transporte da água para areia
• Suporte básico de vida na areia
• Como e quando chamar por ajuda
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/08/curso-gratuito-de-prevencao-ao-afogamento-sera-oferecido-em-sao-luis/