6 de novembro de 2025
De São Luís, Coletivo Reocupa leva arte e ativismo à
Compartilhe:

Durante a realização da COP 30, em Belém, o Coletivo Reocupa promove uma série de ações culturais e ambientais que integram arte, ativismo, mobilização e comunicação popular. As atividades buscam sensibilizar o público sobre a emergência climática e reafirmar o protagonismo dos povos amazônicos na defesa da floresta e de seus territórios.

Entre elas, a Árvore-Poema, que distribui poesias como sementes de consciência ambiental; Ventos Conscientes, com leques na Marcha da Cúpula dos Povos; e o Lambedor Climático, com lambes informativos espalhados pela cidade. O coletivo também realizará o Painel “Nossa Cultura vem da Mata”, o Cine Resista Especial COP e a Roda de Conversa “ Entre rios e ruas: caminhos de Belém”. 

A equipe do Reocupa ainda fará a cobertura audiovisual da Marcha Global Unificada, um grito coletivo de quem não aceita o colapso como destino, além de eventos de organizações socioambientais realizados na Cúpula dos Povos e na COP 30 e das ações em parceria com a UFMA e coletivos independentes da Amazônia Legal, fortalecendo o protagonismo amazônico e a luta por justiça climática.

As ações reforçam a presença do Coletivo Reocupa na construção de uma COP 30 popular, plural e anticolonial, onde a arte é ferramenta de mobilização e o território é centro da discussão.

COP 30

COP 30 é a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que será realizada em Belém (PA), em 2025. O encontro reúne líderes de mais de 190 países, cientistas, organizações e movimentos sociais para debater ações globais de enfrentamento à crise climática. Pela primeira vez sediada na Amazônia, a conferência destaca o papel central da floresta e dos povos amazônicos na preservação do planeta e na construção de um futuro sustentável.

REOCUPA

O Reocupa foi fundado em abril de 2016, ocupando e mobilizando a cena local há mais de sete anos. Tem sede no Centro Histórico de São Luís. O casarão, também um centro cultural autogestionado, independente e aberto ao público, conta com acervo de livros, discos e brechó em seu espaço.

Acreditando na construção coletiva, o Reocupa é um espaço plural, disponível para as mais diversas manifestações artísticas, com o objetivo de democratizar a arte, a cultura e a educação através de perspectivas coletivas, influenciando e modificando a forma de ser e coexistir em sociedade.

Atualmente, o coletivo atua nas seguintes frentes: acesso universal à cultura, direito à cidade, educação popular e de checagem de informações, justiça climática, direitos humanos, luta feminista e manutenção dos saberes ancestrais através dos povos e territórios.

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/11/de-sao-luis-coletivo-reocupa-leva-arte-e-ativismo-a-cop-30-em-belem/