28 de agosto de 2025
Debate avaliativo da educação superior nacional acontece em São Luís
Compartilhe:

O Centro Universitário UNDB sedia, de 27 a 29 de agosto, um encontro do SEMESP (Sindicato das Entidades Mantenedoras de ) para discutir a avaliação do ensino superior no Brasil. A reunião faz parte de um projeto que busca aprimorar o processo de avaliação das instituições de ensino
(IES).

O atual sistema de avaliação, com critérios de 2017, enfrenta desafios. As cerca de 8 mil avaliações presenciais anuais são caras e sobrecarregam o Inep, além de resultarem em pouca diferenciação, já que a maioria das instituições obtém notas altas (4 ou 5). Outro ponto de atenção é que os relatórios das Comissões Próprias de Avaliação (CPAs) muitas vezes não são totalmente integrados ao processo de melhoria contínua das lES.

Uma nova abordagem

A proposta do SEMESP, alinhada com as discussões do Inep, é criar novos instrumentos de avaliação que se adaptem às mudanças tecnológicas e pedagógicas. A ideia é:

  • Valorizar a vocação e a missão de cada lES.
  • Respeitar as particularidades regionais.
  • Fortalecer as CPAs.
  • Focar na melhoria da qualidade, e não apenas em rankings.
  • Adotar um modelo de avaliação híbrida (presencial e remota).

A UNDB participa ativamente desse novo momento de discussão e sedia o primeiro encontro deste ciclo inovador de autoavaliação. A avaliação de pares, que combina a atuação de avaliadores remotos e presenciais, será aplicada em outras instituições. Além de representar um marco importante para o desenvolvimento educacional no Maranhão, a visita do SEMESP a São Luís visa garantir a criação de um modelo de avaliação mais eficiente e que respeite as características de cada lES, contribuindo com avanços acadêmicos, sociais e econômicos no país.

A Reitora da UNDB, Ceres Murad, expressou a importância de momentos dedicados à autoavaliação, visando alcançar e manter a excelência na formação educacional do ensino superior.

“Hoje vivemos um momento impar para a educação superior brasileira. O encontro não é apenas um fórum de discussão, mas um workshop de ideias, onde estamos tecendo coletivamente os alicerces para uma cultura de melhoria contínua e excelência acadêmica”, declarou Ceres Murad.

(Foto: O Imparcial)

Além disso, Ceres destacou que a participação ativa da UNDB no sistema de formação do ensino superior no país resulta em ótimos frutos colhidos.

“É com imenso orgulho que destacamos o papel fundamental do Maranhão neste cenário promissor. Longe de ser um coadjuvante, nosso estado emerge como um laboratório vivo e um campo fértil para a aplicação dessas novas práticas”, concluiu.

Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

Leia também:

Fonte: https://oimparcial.com.br/brasil/2025/08/debate-avaliativo-da-educacao-superior-nacional-acontece-em-sao-luis/