21 de agosto de 2025
Defesa de Bolsonaro contesta indiciamento por coação e tentativa de
Compartilhe:

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi indiciado pela Polícia Federal por coação no curso do processo e tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito. A defesa de Bolsonaro expressou surpresa com o indiciamento, que teria sido motivado por supostas conversas com o governo dos Estados Unidos para submeter a atuação da Suprema Corte brasileira ao crivo de outro Estado estrangeiro, uma ação que teria sido feita em conjunto com seu filho, Eduardo Bolsonaro.

“Os elementos apontados na decisão serão devidamente esclarecidos dentro do prazo assinado pelo ministro relator, observando-se, desde logo, que jamais houve o descumprimento de qualquer medida cautelar previamente imposta”, afirmaram os advogados de Bolsonaro em nota.

O indiciamento, divulgado na noite de quarta-feira, 20, veio após a Polícia Federal ter acesso a mensagens e áudios no celular de Bolsonaro. Entre os conteúdos, foram encontradas conversas com o pastor Silas Malafaia e com seu filho, Eduardo Bolsonaro, onde o ex-presidente condiciona a aprovação de anistia aos condenados por atos golpistas à retirada de tarifas aplicadas pelo governo norte-americano sobre produtos brasileiros.

Diante da situação, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, deu à defesa de Bolsonaro um prazo de 48 horas para prestar esclarecimentos. Os questionamentos incluem um documento em que o ex-presidente pede asilo político ao presidente da Argentina, Javier Milei, e o contato com o general Braga Netto, com quem Bolsonaro estava proibido de se comunicar.

“Diante do exposto. Intime-se a defesa de Jair Bolsonaro para que, no prazo de 48 horas, preste esclarecimentos sobre os reiterados descumprimentos das medidas cautelares impostas, a reiteração das condutas ilícitas e a existência de comprovado risco de fuga”, determinou Moraes em sua decisão.

*Fonte: Agência Brasil

Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

Leia também:

Fonte: https://oimparcial.com.br/brasil/2025/08/defesa-de-bolsonaro-contesta-indiciamento-por-coacao-e-tentativa-de-golpe/