
Um dia depois de a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) dizer, nesta última terça-feira (3), que seria “intocável” pelas autoridades brasileiras se fosse à Itália, um deputado italiano de oposição veio a público pedir a extradição da congressista. Angelo Bonnelli contatou o governo da Itália para perguntar se há intenção de colaborar com o Brasil.
“Eu acho que essa declaração é uma vergonha. Hoje apresentei uma pergunta urgente ao governo italiano, ao ministro do Interior (Matteo) Piantedosi e ao ministro (Antonio) Tajani, das Relações Exteriores, para saber se o governo italiano pretende colaborar com o Brasil e a Interpol implementando o acordo de cooperação judiciária entre Itália e Brasil em matéria de extradição”, afirmou.
Confira o vídeo completo:
Para Angelo Bonnelli, há risco de que criminosos utilizem a cidadania italiana para fugir da Justiça. “Não se pode usar a cidadania italiana para escapar de uma condenação. A Itália corre o risco de se tornar um paraíso para gente condenada. Aguardamos uma resposta clara por parte do governo italiano sobre se pretende extraditar Carla Zambelli para o Brasil”, pontuou.
Brasil e Itália têm um tratado de extradição desde 1993. Em teoria, pelas regras do tratado, os dois países são obrigados a entregar criminosos procurados, mas há uma exceção no caso daqueles com dupla cidadania, como é o caso de Carla Zambelli. Nesses casos, não há obrigação de extradição, mas o país que se recusar a entregar o criminoso deve levar o caso à Justiça local.
Relembre o caso
Nesta última terça-feira (03), após comunicar que deixou o Brasil para morar na Europa, a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) afirmou ser “intocável” na Itália. No mês de maio, a parlamentar foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a dez anos de prisão, além da perda do cargo na Câmara dos Deputados, pela invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)
Zambelli disse que está nos EUA para realizar tratamentos médicos, no entanto seguirá rumo à nação italiana ainda nesta semana. A parlamentar possui planos de morar em Roma e, depois, no interior da Itália.
“Eles vão tentar me prender na Itália, mas eu não temo, por que sou cidadã italiana e lá eu sou intocável, a não ser que a justiça italiana me prenda“, afirmou. Além disso, a deputada destaca que “Se eu tenho passaporte italiano, eles podem colocar a Interpol atrás de mim, mas não me tiram da Itália.” “Não há o que possam fazer para me extraditar de um país que eu sou cidadã”, conclui.
*Fonte: Correio Braziliense
Fonte: https://oimparcial.com.br/politica/2025/06/deputado-italiano-pede-extradicao-de-zambelli-ao-brasil-confira-video/