
Deputados do PT que integram a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da fraude contra beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) apresentaram, nesta quarta-feira (20/8), um requerimento para convocar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O objetivo é questioná-lo sobre as medidas tomadas durante o mandato dele para impedir as fraudes bilionárias à Previdência Social.
“Solicita-se a convocação do então presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, em decorrência da sua possível ciência das irregularidades envolvendo descontos indevidos em benefícios previdenciários desde a transição governamental em 2018”, diz o requerimento apresentado pelos deputados Rogério Correia (PT-MG), Alencar Santana (PT-SP) e Paulo Pimenta (PT-RS).
Em maio, o senador Izalci Lucas (PL-DF) afirmou, em entrevista, que recebeu em seu gabinete peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que lhe apresentaram indícios de irregularidades nos benefícios sociais, incluindo um rombo bilionário.
“Nós levamos isso na transição para o presidente Bolsonaro. As medidas que eu levei geraram realmente por parte do governo Bolsonaro a edição de uma medida provisória para estancar essa farra de aposentadoria que existia em função da legislação”, disse Izalci em entrevista à CNN em 21 de maio.
Os governistas usaram a fala do senador para justificar a necessidade da convocação. Alegam, no requerimento, que a comissão precisa apurar o grau de conhecimento e quais foram as providências tomadas por Bolsonaro.
“Durante seu mandato, as fraudes continuaram em larga escala, causando prejuízo bilionário aos cofres públicos e a milhões de aposentados e pensionistas em todo o país”, diz o requerimento.
Segundo os parlamentares, a Medida Provisória nº 871, de 2019 — que alterou processos para a concessão e manutenção de benefícios com o objetivo de coibir fraudes — foi insuficiente para impedir a continuidade do esquema.
Fonte: Correio Braziliense
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/08/deputados-do-pt-pedem-convocacao-de-bolsonaro-para-explicar-fraudes-no-inss/