
Neste sábado (8), a Passarela do Samba Chico Coimbra sedia o segundo dia de desfiles das escolas de samba da região metropolitana de São Luís. A programação começa às 18h com a continuação do desfile dos Blocos Tradicionais do Grupo B. Já às 22h, a primeira escola de samba da noite toma de conta da avenida.
Confira a ordem das escolas de samba e seus respectivos enredos:
Um Paraíso de Águas, de Povo de Fé… E do Carnaval, Chamado Sacavém
Abrindo os trabalhos, os compositores Allysson Ribeiro, Gilvan Mocidade e Renato Guimarães, da escola de samba Acadêmicos do Túnel do Sacavém, criam um enredo que celebra a riqueza natural e cultural de Sacavém, destacando a confluência do rio das Bicas com o mar e a presença mítica de Oxum.
O samba exalta os mananciais, a tradição popular e os recantos históricos que moldaram a identidade do bairro, mesclando referências à vida urbana e à herança folclórica, e convidando o público a reviver as memórias e o orgulho de um povo que celebra seu legado e sua fé.
Das Matas do Itariri à passarela da ilusão tua arte Carmelita hoje é festa e emoção
A Terrestre do Samba, 7ª colocada no carnaval de 2024, presta homenagem à sua fundadora, Carmelita, mulher de coragem que cresceu entre as matas do Itariri e, em meio à rica fauna e flora, criou seus filhos com um olhar atento à preservação da natureza.
A narrativa ressalta sua chegada à comunidade da Estiva e a fundação da
escola, destacando sua luta contra os impactos da industrialização e a manutenção dos recursos naturais, consolidando seu legado de força e resistência na história da agremiação.
Firma o ponto e viva Angola que Folha Seca chegou
A Flor do Samba, 5ª colocada no último carnaval, almeja o título de campeã ao homenagear o Caboclo Folha Seca e exaltar as tradições ancestrais de sua cultura.
A escola propõe fazer da passarela um verdadeiro terreiro, onde mitos, lendas e rituais da Família de Légua Boji, das Matas de Codó, do Terecô, da Encantaria, da Umbanda e do Tambor de Mina se unem para celebrar a força espiritual e o axé que movem a comunidade.
Brinquedo da emoção a Império balança meu coração
A Império Serrano, terceira colocada no carnaval passado, busca o título resgatando a memória afetiva da infância e celebrando os brinquedos populares confeccionados artesanalmente.
Inspirada na criatividade dos artesãos, a escola fará da passarela uma vitrine colorida onde a simplicidade dos brinquedos, feitos de palha, barro, lata, e outros materiais, é exaltada, revelando a origem e a evolução desses objetos que marcaram gerações.
Aparecida, Padroeira do Brasil Senhora da Fé e da Alegria
Finalizando a noite, a atual campeã do Carnaval, a Marambaia levará à passarela o enredo que narra a história de Nossa Senhora Aparecida, Santa Padroeira do Brasil. A agremiação pretende contagiar a avenida em uma verdadeira procissão, exaltando a fé e a devoção do povo por meio de orações, pagadores de promessas, romarias e milagres concedidos pela Santa, com mensagens de união, paz, amor, liberdade, proteção e
esperança.
O enredo destacará o sincretismo religioso e propõe uma reflexão sobre a intolerância, reafirmando a importância da fé popular na construção da identidade brasileira. A homenagem à Padroeira é vista como um chamado à celebração das tradições espirituais que permeiam a vida dos devotos em todo o país.
Para a primeira secretária da escola, Tânia Regina, a escolha do enredo reflete uma profunda devoção e compromisso com as raízes espirituais da comunidade. “Na verdade, essa escolha desse enredo foi uma questão de muita fé e devoção”, ressaltou, destacando que a presidente Maria Célia é uma fervorosa devota de Nossa Senhora Aparecida.
Em reunião, o neto de Maria Célia, carnavalesco Dennys, compartilhou os sonhos em que a imagem da Santa lhe aparecia, o que levou, por
unanimidade, à decisão de trazer a Padroeira para o enredo deste ano.
Mesmo diante das dificuldades enfrentadas, com orçamento apertado, falta de material e os desafios da produção – a escola, junto com a comunidade do Bairro de Fátima, está determinada a buscar o seu terceiro campeonato com a graça de Nossa Senhora.
A Marambaia pretende reafirmar seu compromisso com a tradição e a fé, apresentando um desfile bonito e animado que promete emocionar os foliões e consolidar sua trajetória de vitórias no Carnaval.
Ordem de apresentação dos Blocos Tradicionais do Grupo B:
18h00 às 18h20 – Os Diferenciados
18h25 às 18h45 – Companhia do Ritmo
18h50 às 19h10 – Os Magnatas
19h15 às 19h35 – Os Vingadores
19h40 às 20h00 – Tradicionais do Ritmo
20h05 às 20h25 – Os Gladiadores
20h30 às 20h50 – Vinagreira Show
20h55 às 21h15 – Show Feras
Horários e ordem de apresentação das escolas de samba:
22h00 às 23h00 – Túnel do Sacavém
23h15 às 00h15 – Terrestre do Samba
00h30 às 01h30 – Flor do Samba
01h45 às 02h45 – Império Serrano
03h00 às 04h00 – Marambaia
A apuração será realizada no dia 13 de março, na Casa Barrica, na Madre Deus, em São Luís. No domingo (9), as atrações continuam na Passarela do Samba, comandadas, agora, pelos Blocos Tradicionais do Grupo A.
Fonte: https://oimparcial.com.br/entretenimento-e-cultura/2025/03/desfile-das-escolas-de-samba-veja-a-programacao-deste-sabado-9-em-sao-luis/