Neste 1º de setembro, comemora-se o Dia do Profissional de Educação Física, uma data que reconhece o papel fundamental desses profissionais na promoção da saúde, bem-estar, qualidade de vida, e desempenho esportivo.
Além de orientar a prática de atividades físicas, os profissionais de Educação Física são responsáveis por planejar e executar treinamentos, reabilitar lesões, e promover a conscientização sobre a importância da prática regular de exercícios.
A atuação do profissional de Educação Física vai muito além de academias e clubes esportivos. Estes especialistas estão presentes em escolas, hospitais, centros de reabilitação, empresas e espaços públicos, desempenhando funções que variam desde o ensino escolar à prescrição de exercícios terapêuticos e programas de condicionamento físico personalizados. A importância dessa profissão ficou ainda mais evidente nos últimos anos, com a crescente preocupação da população com saúde e bem-estar.
A Educação Física também tem um papel importante na prevenção de doenças, especialmente as relacionadas ao sedentarismo, como obesidade, diabetes, hipertensão e problemas cardiovasculares. Estudos mostram que a atividade física regular, orientada por um profissional qualificado, pode melhorar a qualidade de vida e aumentar a longevidade.
Carlos Lindoso, personal trainer de uma academia de rede em São Luís, conversou com a equipe do jornal O Imparcial e contou sobre como decidiu seguir a profissão. “Eu sempre gostei de praticar esportes e, através do esporte, descobri a minha vocação. Escolhi a profissão de Educação Física para promover uma maior saúde física e mental para pessoas, tanto para crianças quanto para idosos”, afirmo Lindoso.
O papel essencial dos profissionais de Educação Física
A atuação do profissional de Educação Física vai muito além de academias e clubes esportivos. Estes especialistas estão presentes em escolas, hospitais, centros de reabilitação, empresas, e espaços públicos, desempenhando funções que variam desde o ensino escolar à prescrição de exercícios terapêuticos e programas de condicionamento físico personalizados. A importância dessa profissão ficou ainda mais evidente nos últimos anos, com a crescente preocupação da população com saúde e bem-estar.
A Educação Física também tem um papel importante na prevenção de doenças, especialmente as relacionadas ao sedentarismo, como obesidade, diabetes, hipertensão, e problemas cardiovasculares. Estudos mostram que a atividade física regular, orientada por um profissional qualificado, pode melhorar a qualidade de vida e aumentar a longevidade.
Famosos que possuem formação em Educação Física
Não são apenas atletas e treinadores que optaram por uma formação em Educação Física.
Alguns famosos do mundo do entretenimento e da comunicação também têm em seus currículos essa qualificação, o que mostra a versatilidade e a aplicação prática dessa formação em diferentes áreas.
Sheila Mello
A ex-dançarina do grupo É o Tchan e atriz é formada em Educação Física. Sheila aproveitou a formação para entender melhor o funcionamento do corpo humano, o que contribuiu para sua carreira na dança e em atividades ligadas ao bem-estar e fitness.
Rodrigo Faro
O apresentador e ator Rodrigo Faro é outro exemplo de famoso que seguiu a formação em Educação Física, tendo estudado na Universidade de São Paulo (USP). Embora sua carreira tenha seguido para a atuação e apresentação de TV, seu conhecimento na área sempre o ajudou em temas relacionados à saúde e ao esporte, áreas que ele também explora em suas redes sociais.
Fernanda Gentil
A jornalista e apresentadora Fernanda Gentil é formada em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Inicialmente, ela começou a trabalhar na área de comunicação, especialmente no jornalismo esportivo, onde conseguiu unir suas duas paixões: a Educação Física e a comunicação.
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2024/09/dia-do-profissional-de-educacao-fisica-a-importancia-da-profissao/