Hoje dia 07 de novembro, comemora-se nacionalmente o dia do Radialista, a data que originalmente era celebrada dia 21 de setembro, foi transferida para o dia de hoje por uma lei federal de 2006, estabelecida em forma de homenagem ao compositor e radialista Ary Barroso.
O fenômeno do rádio foi um dos primeiros movimentos culturais de entretenimento e informação em massa criado pelo homem. A primeira transmissão no Brasil aconteceu em 7 de setembro de 1922, data a qual o país comemorava seus 100 anos de independência, naquele dia, foi transmitido o discurso do então presidente da República, Epitácio Pessoa.
Assim como um grande navio depende do seu capitão para navegar, o rádio também necessita essencialmente do seu radialista. Como profissional da comunicação, sua função não esta limitadamente ligada apenas a locuções, sendo muitas vezes responsável por edições de conteúdo, produção e sonoplastia, atividades as quais possuem características indispensáveis para a realização de uma boa transmissão.
As ondas sonoras produzidas pelas transmissões de rádio, possibilitam que a comunicação de informações e entretenimento sejam agilizadas e distribuídas de maneira ampla, conquistando assim o interesse e a atenção de milhões de brasileiros. A primeira emissora brasileira foi a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, criada em 1923 pelo educador Edgard Roquette.
Com o decorrer do tempo, os meios de comunicação expandiram-se sofrendo inúmeras alterações resultantes das transformações tecnológicas. Após anos de soberania, o trabalho dos radialistas provam-se como atividades atemporais, pois o surgimento de novos meios de comunicação como a TV e a internet não foram suficientes para retirar a importância e a credibilidade do rádio no cotidiano das pessoas.
Radialistas de prestígio
Chacrinha – Abelardo Barbosa
Nascido em 30 de setembro de 1917, em Pernambuco, o apresentador e locutor Chacrinha também conhecido como “Velho Guerreiro”, iniciou sua carreira na rádio e posteriormente tornou-se apresentador de televisão, tornando-se um ícone do entretenimento nacional por seus programas divertidos e seus figurinos excêntricos.
César de Alencar
Considerado por muitos como o animador de auditório mais icônico da história do rádio, Hermelino César de Alencar Mattos nasceu em Fortaleza-CE no dia 14 de Junho de 1917, sua carreira iniciou em 1939 pela Rádio Clube do Brasil, no entanto, foi na Rádio Nacional do Rio de Janeiro que ele alcançou seu auge durante a era de ouro do rádio no Brasil.
Hebe Camargo
Iniciando sua carreira nos anos 1940, Hebe começou sua trajetória no rádio pela rede Tupi, sendo uma das primeiras mulheres a ganhar destaque nesse meio, seus programas eram sobre música e entretenimento, além entrevistar artistas, a apresentadora possuía um estilo próprio que conquistou os ouvintes espalhados em todo o Brasil. Hebe migrou seu programa para a TV na década de 1950, consolidando-se como uma personalidade de extremo valor para a comunicação brasileira.
Antônio Carlos
Chamado por muitos como Despertador do Brasil, Antônio Carlos da Costa iniciou sua carreira nos anos 1950 após muita persistência de ingressar na Rádio Nacional. Nos dias de hoje o locutor está trabalhando na Super Rádio Tupi apresentando o Show do Antônio Carlos de segunda à sexta das 06h às 08h.
Silvio Santos
Altamente conhecido por seu programa de televisão e suas facetas empresariais, Silvio iniciou sua carreira como comunicador primeiramente no rádio, migrando posteriormente para a TV, seu programa com brincadeiras e prêmios chamava a atenção dos ouvintes com sua voz e carisma.
Djalma Rodrigues
O grande radialista e jornalista maranhense iniciou sua trajetória no rádio apresentando programas como Notícias da Capital e Redação 1180. Além disso, durante sua carreira também passou por diversos veículos de mídia como O Estado do Maranhão, Jornal Pequeno e Atos e Fatos.
Gilberto Lima
Ao decorrer de sua carreira, Gilberto destacou-se na Rádio Timbira por sua ótima atuação que em 2007 fez com que ele assumisse o cargo de diretor da emissora, revitalizando-a de maneira essencial, atualmente ele atua de maneira independente em seu blog.
Lima Coelho
Carlos Alberto Lima Coelho, grande Jornalista e Radialista maranhense, atuou em diversas emissoras de rádio e televisão construindo uma longa carreira de extremo prestígio para a comunicação maranhense, além disso, Lima Coelho publicou inúmeros livros, dentre eles “Além da Liturgia”, “Nas Asas do Sonho” e entre outros.
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2024/11/dia-do-radialista-confira-grandes-icones-do-radio-brasileiro-e-maranhense/