 
                Em celebração ao Dia Mundial do Cinema, a Diretoria de Assuntos Culturais (DAC) da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realiza, no dia 5 de novembro, uma programação especial no Cineteatro Aldo Leite, localizado no Palacete Gentil Braga (Rua Grande, 782, Centro). A entrada é gratuita e aberta ao público.
A celebração marca os 50 anos do Cineclube Universitário Uirá, criado a partir de uma ação institucional da UFMA, à época por meio do Departamento de Assuntos Culturais, atual DAC. O Cineclube consolidou-se como um espaço de formação de público, experimentação e fortalecimento da cultura cinematográfica no Maranhão.
Outro destaque é a celebração dos 30 anos do filme “Marisa vai ao cinema”, dirigido por Murilo Santos, obra que se tornou um marco da produção audiovisual maranhense dos anos 1990 e referência na preservação da memória do cinema local.
A programação tem início às 9h, com a roda de conversa “Diálogos sobre Marisa”, que contará com a participação do professor Dr. José Marcelo do Espírito Santo (UFMA), da professora Dra. Rose France de Farias Panet (UEMA) e da professora MSc. Leide Ana Oliveira Caldas (IFMA). O encontro reúne diferentes perspectivas sobre arte, memória e preservação, em diálogo com o legado de Marisa vai ao cinema, obra que se tornou referência no cinema local.
No turno da noite, a partir das 18h30, haverá homenagens a personalidades que contribuíram para a história do Cineclube e da produção audiovisual no estado: professor Mário Cella, professor Euclides Moreira, Sabina Dias Carneiro, Zezinho e Carlos Alberto (in memoriam). Durante a cerimônia, serão exibidos três curtas-metragens históricos produzidos no Cineclube Uirá:
Os Pregoeiros de São Luís (Dir. José Murilo Moraes dos Santos, doc., 12 min, São Luís/MA, 1975)
Retalhos de Sertão (Dir. José Pereira e Silva Filho – Zezinho, doc., 10 min, Loreto/MA, 1976)
Poluição ou Vida? (Assistentes: Marcos Igreja, Alberto Bastos e Otacílio Sousa, doc., 11 min, São Luís/MA, 1976)
A programação também celebra os 30 anos do filme Marisa vai ao cinema (Dir. Murilo Santos, doc., 17 min, São Luís/MA, 1995) e encerra com a participação especial de James Pierre (voz & violão).
O evento reafirma o compromisso da UFMA, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) com o fortalecimento da memória e da produção audiovisual no Maranhão, celebrando o passado, preservando o presente e inspirando o futuro do cinema maranhense.
Programação
📅 Data: 5 de novembro
📍 Local: Cineteatro Aldo Leite – Palacete Gentil Braga (Rua Grande, 782, Centro – São Luís/MA)
Entrada gratuita
9h – Roda de conversa “Diálogos sobre Marisa”
Com Prof. Dr. José Marcelo do Espírito Santo (UFMA), Profa. Dra. Rose France de Farias Panet (UEMA) e Profa. MSc. Leide Ana Oliveira Caldas (IFMA)
18h30 – Homenagens e exibição de filmes
Os Pregoeiros de São Luís (1975)
Retalhos de Sertão (1976)
Poluição ou Vida? (1976)
Marisa vai ao cinema (1995)
Encerramento: Participação especial de James Pierre – voz & violão
Fonte: https://oimparcial.com.br/entretenimento-e-cultura/2025/10/dia-mundial-do-cinema-ufma-celebra-50-anos-do-cineclube-uira-e-30-anos-de-marisa-vai-ao-cinema/

 
                             
                             
                             
                             
                            