Encerra-se neste sábado, dia 29, a Semana do Doador, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão – Hemomar, objetivando sensibilizar a população a doar ou se tornar doadores voluntários de sangue. Embora a campanha se encerre, as doações podem ser feitas a qualquer tempo.
A campanha visa aumentar o estoque de sangue para disponibilizar bolsas diárias suficientes para atender as necessidades dos que mais precisam, principalmente durante as festividades de fim de ano, quando a demanda é maior, em face dos imprevisíveis acidentes e ou casos de agressões físicas, o que contribuem para aumentar o número de pessoas que necessitam de transfusão de sangue.
A avaliação é da gerente dos Serviços de Hemoterapia do Hemomar, Laíse Batalha Belém, que informou que o organismo necessita de 300 bolsas diárias de sangue para atender a demanda, e que, atualmente, só atende de 180 a 200 pacientes que necessitem de sangue. Daí ser necessário aumentar o número de doadores cadastrados.
Laise Batalha explicou que a doação de sangue e plaquetas é um ato voluntário de solidariedade e que salva vidas. É seguro, pois todo o material usado é estéril e descartável. Quem doa uma vez, não é obrigado a doar sempre, contudo a doação voluntária recorrente ajuda a manter os estoques adequados para salvar vidas.
“A falta de sangue e plaquetas nos nossos estoques traz consequências tristes e perigosas. Cirurgias são suspensas, pacientes em tratamento de câncer podem apresentar piora, pessoas portadoras de doenças hematológicas, que dependem de transfusão regular poder ter comprometimento de saúde”.
A falta de sangue e plaquetas nos nossos estoques traz consequências tristes e perigosas. Cirurgias são suspensas, pacientes em tratamento de câncer podem apresentar piora, pessoas portadoras de doenças hematológicas, que dependem de transfusão regular
Quem ama, salva!
A jovem Francisca de Carvalho, se apresentou voluntariamente ao Hemomar, para fazer a sua primeira doação de sangue, motivada pela informação de que cada doação é capaz de salvar três vidas. “Fico feliz ao saber que com um gesto simples, realizo um ato de extrema humanidade e de grande alcance social”, afirmou a doadora de primeira “viagem”.
Fico feliz ao saber que com um gesto simples, realizo um ato de extrema humanidade
Ricardo Araújo compareceu ao Hemomar para fazer a sua segunda doação. Ele disse que tem consciência da importância de se fazer a doação de sangue, independente de conhecer ou não a pessoa beneficiada, visto estar contribuindo para o bem-estar. “Salvar vidas é um ato muito gratificante que deixa o doador com a sensação de dever cumprido”.
Salvar vidas é um ato muito gratificante que deixa o doador com a sensação de dever cumprido
Para doar
A doação de sangue pode ser feita em qualquer época e para ser um doador os requisitos básicos são: apresentar documento oficial com foto, expedido por órgão público; estar bem de saúde; ter entre 16 e 69 anos; jovens de 16 anos e 17 anos só podem doar mediante consentimento formal do responsável legal; O doador deve pesar acima de 50 quilos; dormir bem nas 24 horas que antecedem a doação; não estar em jejum; não ter ingerido bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação; não ter se exposto a situação de risco que favoreça a contaminação por doenças transmissíveis pelo sangue, tais como permanência em prisões, uso de drogas injetáveis, entre outras.
São impedidos, definitivamente, de fazer doação de sangue as pessoas que tenham passado por um quadro de hepatite após os onze anos de idade. Com evidência clínica ou laboratorial das doenças transmissíveis pelo sangue tais como hepatite B e C, AIDS ( vírus HIV, doenças associadas ao vírus HTLV 1 e 2 e Doença de Chagas; os usuários de drogas ilícitas injetáveis.
Onde doar
Além da unidade central, localizada na rua Cinco de Janeiro s/n, Jordoa, onde atende de segunda a sexta-feira das 07h30 às 18h e aos sábados das 07h às 18h, o Hemomar tem uma hemorrede nas principais cidade do interior do Maranhão:
- Imperatriz – Rua Coriolano Milhomem, 42 – Centro
- Bacabal – BR 316- Cohab II
- Pedreiras – Rua Olavo Passos s/ n – Goiabal
- Balsas – Rua José Leão s/n – Centro
- Caxias – Av, Valter Brito, 826 – Campos de Belém
- Pinheiro – Rua Maria Pinheiro Paiva s/n – Santa Luiza
- Codó – Rua barão do Rio Branco s/n – São Sebastião
- Santa Inês – Rua da Pedra Branca s/n – Centro
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/11/doar-para-salvar-muitas-vidas/
