Nesta quarta-feira (09), o presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, comunicou que irá elevar a taxação das importações da China para 125%, com efeito de caráter imediato. Até o momento do comunicado, a taxação adicional da China estava em 104%.

Com base na falta de respeito que a China demonstrou aos mercados mundiais, estou aumentando a tarifa cobrada da China pelos EUA para 125%. Em algum momento, esperançosamente em um futuro próximo, a China perceberá que os dias de exploração dos EUA e de outros países não são mais sustentáveis ​​ou aceitáveis”, anunciou Trump em uma rede social.

Por outra perspectiva, o norte-americano afirmou que irá diminuir a taxação de 75 países para 10% por 90 dias, enquanto argumenta negociações com os chefes de Estado e governo dessas nações.

Com base no fato de que mais de 75 países convocaram representantes dos EUA para negociar uma solução para os assuntos em discussão, e que esses países não retaliaram de forma alguma os EUA, por minha forte sugestão, autorizei uma PAUSA de 90 dias e uma Tarifa Recíproca substancialmente reduzida durante esse período, de 10%, também com efeito imediato”, argumentou Trump.

Leia também: