16 de novembro de 2025
Criminosos se passam por defensores públicos para fazer cobranças indevidas
Compartilhe:

A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE-MA) promove o II Festival Cultural da Consciência Negra em São Luís, como parte das celebrações do Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado nesta quarta-feira, 20 de novembro.

O evento, que acontecerá entre os dias 17 e 19 de novembro, terá apresentações culturais, debates, oficinas, seminários e ações voltadas para o fortalecimento da cultura afro-brasileira. Para participar, é necessário realizar inscrição através do site da Escola Superior da DPE-MA: esdpe.ma.def.br.

A programação conta com diversas atividades ao longo dos três dias de evento. Na segunda-feira (17), as atividades terão início às 8h, no auditório Ada Valentina, na sede da DPE-MA, com a apresentação “Mulheres Caixeiras Estrela do Divino”. Em seguida, haverá uma aula magna com a secretária adjunta de Estado de Igualdade Racial, Socorro Guterres.

À tarde, está prevista uma mesa-redonda sobre “A Defensoria Pública como instrumento de combate ao racismo”, mediada pelo defensor público Erick Railson Reis, com participação dos defensores Ana Franciele de Oliveira e Thales Alessandro Dias Pereira, seguida pelo show “Pérolas Negras”, do coletivo Mulheres Quilombolas de Santana, de São José de Ribamar.

No segundo dia do evento, terça-feira (18), pela manhã, será ministrada a oficina de tranças afro “Raízes e Identidade”, na Sala de Inovação da Escola Superior da DPE-MA. À tarde, no auditório da instituição, ocorre o seminário “Mulheres Negras: protagonismo, resistência e direitos”, com a participação de Claudia Isabele Damous, vice-presidente da Adpema, e outras defensoras e advogadas. Além disso, nos dias 17 e 18, o hall de entrada da DPE-MA receberá a exposição de produtos e serviços do projeto “Defensoria Criativa”.

O encerramento do evento está previsto para quarta-feira (19), no bairro da Liberdade, das 8h às 16h, com a Carreta dos Direitos oferecendo atendimento jurídico gratuito à comunidade. No mesmo dia, a defensora Lindevania Martins conduzirá a oficina de escrita “Narrar sem medo: consciência e negritude”, na Sala de Inovação.

À tarde, está programada uma roda de conversa liderada pelo defensor Fábio Carvalho, sobre “Direitos humanos e combate ao racismo: experiências e desafios na prática”, com a participação de representantes de organizações e da Fundação Justiça e Paz se Abraçarão.

O evento visa não apenas celebrar a cultura afro-brasileira, mas também promover debates sobre a importância do combate ao racismo e da promoção da igualdade racial em nossa sociedade.

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/11/dpe-ma-realiza-ii-festival-cultural-da-consciencia-negra-em-sao-luis/