7 de janeiro de 2026
Economia do Maranhão cresce 4,2% no 3º trimestre e supera
Compartilhe:

A economia do Maranhão registrou crescimento de 4,2% no terceiro trimestre de 2025, de acordo com o PIB Trimestral divulgado na última terça-feira (6) pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc). O desempenho ficou acima das médias do Brasil (1,8%) e do Nordeste (2,4%). No acumulado do ano, o estado alcançou expansão de 3,9%, também superior aos índices nacional (2,4%) e regional (2,5%).

Segundo o Imesc, o resultado positivo está associado à manutenção de investimentos públicos e privados em diferentes setores da economia, o que tem garantido um ritmo consistente de crescimento. O cenário favorável também se reflete na geração de empregos e renda, reforçando a projeção de que o Maranhão feche 2025 com crescimento próximo de 4,0%.

Para o presidente do Imesc, Dionatan Carvalho, o desempenho ao longo do ano indica maior estabilidade econômica no estado. “Os indicadores mostram um ambiente mais favorável à atividade econômica, com efeitos diretos sobre o mercado de trabalho, a renda das famílias e o planejamento tanto do setor público quanto da iniciativa privada”, avaliou.

Na análise setorial, a agropecuária foi o principal destaque no início de 2025, com crescimento de 19,2%, superando o Nordeste (11,2%) e o Brasil (10,1%). O bom desempenho está diretamente ligado à colheita de grãos, especialmente soja e outras culturas. Mantida a tendência, a produção total de grãos no estado deve crescer cerca de 12,4% em 2025, acima da média prevista para o Nordeste (8,3%).

A indústria apareceu como o segundo maior vetor de expansão do PIB maranhense no terceiro trimestre, com avanço de 8,8% em comparação ao mesmo período de 2024. O resultado supera em 7,1 pontos percentuais o desempenho nacional e em 6,7 pontos percentuais o regional. Todas as atividades industriais cresceram, com destaque para as Indústrias de Transformação (22,1%), além das Indústrias Extrativas (3,2%), Construção (3,6%) e Água, esgoto e energia (2,3%). A expectativa é de que o setor encerre o ano com crescimento acima de 10%.

Já o setor de serviços apresentou crescimento mais moderado, com alta de 1,0% no terceiro trimestre, ligeiramente abaixo das médias do Nordeste (1,4%) e do Brasil (1,3%). Contribuíram para o resultado as atividades de outros serviços (4,5%), comércio (2,9%) e atividades imobiliárias (2,3%). A projeção é de que os serviços no Maranhão fechem 2025 com expansão em torno de 1,0%, em linha com o desempenho esperado para o país e a região.

*Fonte: GOV/MA

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2026/01/economia-do-maranhao-cresce-42-no-3o-trimestre-e-supera-medias-nacional-e-regional/