
O Nottingham Forest anunciou, nesta segunda-feira (7), a contratação de Edu Gaspar como novo diretor global de futebol. O ex-volante e dirigente chega ao clube inglês com a missão de supervisionar as operações esportivas, incluindo contratações, análise de desempenho e desenvolvimento de jogadores.
Edu deixou o Arsenal em 2024, onde ocupava cargo semelhante. Durante sua passagem pelo clube londrino, não conquistou títulos, mas foi responsável por reestruturar o departamento de futebol e participar de importantes processos de contratação e gestão de elenco.
No anúncio de chegada de Edu Gaspar, o Nottingham exaltou a carreira do dirigente e destacou o modo de trabalho do brasileiro.
“Edu traz consigo uma vasta experiência no futebol global, tanto como ex-jogador de elite quanto como executivo altamente respeitado. Desde sua transição para a gestão do futebol em 2011, Edu ocupou cargos de liderança no Corinthians, na Seleção Brasileira e, mais recentemente, no Arsenal, onde foi amplamente aclamado por sua abordagem inovadora e estratégica às operações do futebol moderno”, diz parte do comunicado divulgado pelo Nottingham Forest, nesta segunda-feira (7).
Projeção para o futuro
Em declaração divulgada pelo Nottingham Forest, Edu afirmou estar entusiasmado com o novo desafio e demonstrou otimismo quanto ao futuro no clube.
“Estou realmente entusiasmado com este novo capítulo e honrado pela confiança depositada em mim. Este projeto se conecta profundamente com meus valores de inovação e planejamento de longo prazo. Estou ansioso para construir um modelo global de futebol competitivo, sustentável e alinhado com a ambição do nosso presidente”, disse Edu Gaspar.
O presidente do Nottingham, Evangelos Marinakis, comentou a chegada do dirigente e exaltou “a mentalidade vencedora” de Edu.
“Estamos extremamente felizes em receber Edu em nossa família do futebol. Sua experiência global, valores e mentalidade vencedora se alinham perfeitamente com nosso objetivo de fortalecer e expandir nossa plataforma futebolística internacional”, afirmou Marinakis.
Trajetória
A trajetória de Edu como dirigente teve início no Corinthians, em 2011. Pelo clube paulista, participou de uma das fases mais vitoriosas da história recente, com as conquistas da Copa Libertadores e do Mundial de Clubes em 2012, além do Campeonato Paulista e da Recopa Sul-Americana em 2013, e do Campeonato Brasileiro em 2015.
Em 2016, foi nomeado coordenador técnico de seleções na Confederação Brasileira de Futebol (CBF), cargo no qual participou da conquista da Copa América de 2019. No mesmo ano, foi contratado pelo Arsenal, inicialmente como diretor técnico, sendo promovido posteriormente a diretor de futebol.
Agora, no Nottingham Forest, Edu assume um papel estratégico em um momento de transição e ambição para o clube inglês, que busca estabilidade e crescimento competitivo na Premier League.
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/07/edu-gaspar-e-anunciado-como-novo-diretor-global-de-futebol-do-nottingham-forest/