
De janeiro a agosto, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou 23 ocorrências envolvendo motoristas que portavam anfetaminas, popularmente chamadas de “rebites”, usadas para dirigir por longos períodos sem descanso. Mais de 320 comprimidos foram apreendidos em todo o estado, sendo a BR-010 a rodovia com maior concentração dessas apreensões (com mais de 160 comprimidos retirados de circulação).
O caso mais recente ocorreu na tarde desta quinta-feira (28), no km 156 da BR-010, em Porto Franco . Um caminhoneiro foi detido após dirigir cerca de 30 horas consecutivas sem descanso. Durante a fiscalização, a PRF apreendeu quatro comprimidos de anfetamina com o condutor, que já havia sido flagrado em situação semelhante anteriormente.
Ao verificar o disco do tacógrafo, a equipe constatou que o veículo circulou por cerca de 30 horas ininterruptas, em desacordo com a “Lei do Descanso”, prevista no artigo 67-C do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Diante dos fatos, foi caracterizado, a princípio, o crime de porte de droga para consumo próprio. Por se tratar de infração de menor potencial ofensivo, os policiais lavraram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), e o condutor comprometeu-se a comparecer em juízo quando intimado.
Além do TCO, o motorista foi autuado com base no artigo 230, incisos X e XXIII, do CTB, sendo aplicadas as multas previstas na legislação. Também foi determinado que ele cumprisse o período de descanso obrigatório antes de seguir viagem.
A anfetamina é uma substância psicoativa que atua no sistema nervoso central, inibindo o sono e proporcionando falsa sensação de redução da fadiga. Seu uso, importação e comercialização são proibidos no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), devido aos graves riscos à saúde. O consumo da substância aumenta consideravelmente o risco de acidentes, especialmente para condutores de veículos de carga, pois reduz a percepção de fadiga e compromete a capacidade de reação ao volante.
*Com informações da PRF
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/08/em-2025-prf-ja-flagrou-23-motoristas-portando-anfetamina-no-maranhao/