3 de setembro de 2025
Em menos de 24 horas, dois feminicídios são registrados no
Compartilhe:

Em menos de 24 horas, dois crimes de feminicídio foram registrados no Maranhão, ao todo já foram registradas 36 ocorrências só neste ano de 2025. Os casos mais recentes aconteceram em São Luís e no município de Paulo Ramos.

Na capital, a jovem Brenda Maria Sousa da Silva, de 22 anos, foi morta dentro de casa, na madrugada de terça-feira (2), na rua Coração de Maria, bairro Aurora. Segundo a Polícia Civil, ela foi atingida com um tiro à queima-roupa na região do rosto.

De acordo com relatos, vizinhos ouviram disparos vindos do interior da residência e acionaram a Polícia Militar. Ao chegarem ao local, os policiais encontraram a jovem caída no chão, desacordada. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi chamada, mas apenas constatou o óbito. O suspeito do crime foi identificado como Tiago Kauan, vizinho da vítima.

Ainda na noite de terça-feira (2), outro feminicídio foi registrado, desta vez no município de Paulo Ramos. A vítima foi identificada como Gilvanda Soares, conhecida como “Gilvanda do Bar”. Segundo informações preliminares, ela foi baleada em frente à residência dos pais.

A Polícia Civil abriu investigação para apurar a autoria e a motivação do crime. Até o momento, não há informações sobre suspeitos ou prisões. O assassinato causou forte comoção na cidade, onde a vítima era bastante conhecida.

Os casos foram registrados dias após o fim da campanha nacional do Agosto Lilás pelo fim da violência contra à mulher. No estado do Maranhão, a recorrência deste tipo de crime preocupa: só em 2024 foram registrados 63 feminicídios.

Canais de denúncia e apoio às vítimas
O Maranhão conta com 23 Delegacias da Mulher, além de delegacias comuns capacitadas para atender vítimas de violência doméstica. Em cidades sem delegacia especializada, estão sendo implantados Núcleos de Combate à Violência contra a Mulher, ampliando os espaços de acolhimento e atendimento às vítimas.

A prevenção ao feminicídio também é reforçada por meio de ações de conscientização realizadas pelo Departamento de Feminicídio, Delegacia da Mulher e Patrulha Maria da Penha.

Para denúncia
190 – Ciops (Centro Integrado de Operações de Segurança)
181 – Disque-Denúncia Maranhão
Aplicativo Salve Maria Maranhão
Delegacia Online

Dados que assustam
2020 – 65
2021 – 59
2022 – 69
2023 – 50
2024 – 63
2025 – 36 – até 03.9

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/09/em-menos-de-24-horas-dois-feminicidios-sao-registrados-no-maranhao/