
Os candidatos do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) que solicitaram uso do nome social ou atendimento específico já podem consultar o resultado do pedido na Página do Participante do Enamed.
O período para apresentação de recurso contra indeferimentos começa nesta segunda-feira (11) e se estende até 15 de agosto. A divulgação das respostas aos recursos está prevista para 20 de agosto. Conforme o edital retificado, a aplicação das provas ocorrerá em 19 de outubro.
O Enamed é uma avaliação destinada aos formandos dos cursos de medicina, com o objetivo de verificar se adquiriram as competências e habilidades definidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). A prova substitui o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) na avaliação da formação médica e será realizada anualmente.
Obrigatoriedade
A participação é obrigatória para todos os estudantes que estejam concluindo o curso de medicina no Brasil. A inscrição deve ser feita pelo coordenador do curso, no âmbito da instituição de ensino em que o aluno estuda.
O exame é composto por 100 questões objetivas de múltipla escolha, abordando conteúdos das áreas de clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, medicina de família e comunidade, saúde coletiva e saúde mental.
Médicos já graduados também podem prestar o Enamed para concorrer a vagas em programas de residência médica de acesso direto, por meio do Exame Nacional de Residência (Enare). As normas do Enare 2025 foram publicadas pelo Ministério da Educação, em portaria.
Leia também:
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/08/enamed-inicia-prazo-para-recurso-sobre-atendimento-especializado/