
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 registrou 4.811.338 inscritos confirmados em todo o Brasil. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (23) pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Em comparação com 2022, o crescimento foi de 38%, e em relação a 2024, o aumento foi de 11,22%.
“O balanço consolidado de inscrições do Enem confirma um aumento de 38% em relação a 2022”, afirmou o ministro da Educação, Camilo Santana.
Uma das novidades deste ano foi a inscrição pré-preenchida de estudantes concluintes da rede pública. Foram 1.915.634 estudantes com cadastros iniciados automaticamente, dos quais 1.390.815 confirmaram a participação, o que representa 72,6% de adesão.
Do total de inscritos, 3.049.710 foram isentos da taxa de inscrição, enquanto 1.761.628 efetuaram o pagamento. A edição de 2025 também marca o retorno da possibilidade de usar o Enem para certificação do ensino médio e declaração parcial de proficiência. Cerca de 98.558 participantes optaram por essa modalidade.
O estado de São Paulo lidera o ranking de inscrições, com 751.648 confirmados. Em seguida, aparecem Minas Gerais (464.994) e Bahia (428.019). No Maranhão, foram 211.383 inscritos confirmados, consolidando a forte participação dos estudantes maranhenses na edição deste ano.
Certificação
Os candidatos maiores de 18 anos que desejarem obter a certificação de conclusão do ensino médio pelo Enem devem indicar essa opção no momento da inscrição. Para conseguir a certificação, é necessário atingir pelo menos 450 pontos em cada área de conhecimento e 500 pontos na redação.
Aplicação das provas
As provas do Enem 2025 serão realizadas nos dias 9 e 16 de novembro em todos os estados brasileiros. No entanto, nas cidades paraenses de Belém, Ananindeua e Marituba, a aplicação será feita em 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da COP30, conferência da ONU sobre mudanças climáticas, marcada para o mesmo período da aplicação regular.
Apoio ao participante
O Inep disponibiliza em seu portal oficial uma seção com orientações completas sobre o exame, além de uma área de perguntas frequentes, onde os inscritos podem tirar dúvidas sobre prazos, critérios e outras informações relevantes.
Sobre o Enem
O Enem é a principal avaliação para acesso ao ensino superior no país, sendo usado por programas como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), Prouni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).
Além disso, diversas instituições privadas e universidades em Portugal aceitam a nota do exame como parte de seus processos seletivos. Por meio de convênios firmados com o Inep, estudantes brasileiros podem ingressar em instituições lusitanas usando os resultados do Enem.
*Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep
Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:
Leia também:
° Ponte desaba e deixa comunidade isolada na Zona Rural de Pedro do Rosário
Fonte: https://oimparcial.com.br/brasil/2025/07/enem-2025-tem-mais-de-48-milhoes-de-inscritos/