1 de novembro de 2024
Cerca de 133 mil unidades chegam ao Maranhão
Compartilhe:

O desenvolvimento saudável dos pés é parte do crescimento e contribui para a mobilidade das crianças. No entanto, a dúvida sobre quando calçar os bebês e o impacto dos calçados nesse processo é comum entre os pais. Especialistas alertam que o uso precoce de calçados pode alterar o desenvolvimento natural dos pés das crianças.

Os pés dos bebês são projetados para se desenvolverem livremente. Nas primeiras etapas da vida, os pequenos são mais beneficiados ao andar descalços, pois isso permite que seus pés se fortaleçam, melhorem a propriocepção e ajudem a construir uma base sólida. A recomendação é que os bebês permaneçam descalços sempre que possível, especialmente durante os primeiros anos de vida, quando estão aprendendo a engajar e andar.

Médica e professora do curso de Medicina da Faculdade Pitágoras, a pediatra Polyana Sena destaca alguns pontos. “A hipersensibilidade da pele e da cartilagem de recém-nascidos exigem atenção especial dos pais. Os bebês devem ser mantidos, sempre que possível, sem calçadospara estimular a formação da musculatura e melhorar a consciência corporal. Embora sejam fofinhos, não há necessidade de usar nenhum tipo de calçado nessa faixa etária”, destaca.

Quando calçar?

A hora certa de calçar os bebês é geralmente quando eles começam a andar com confiança, o que costuma ocorrer entre 10 e 18 meses. Mesmo assim, os calçados devem ser leves, flexíveis e com solas de apoio, permitindo que os pequenos sintam o chão e mantenham a estabilidade. A prioridade deve ser sempre o conforto e a liberdade de movimento.

Os riscos do uso precoce de calçados envolvem: deformidades nos pés, alterações na marcha, desenvolvimento muscular prejudicado e dificuldades posturais.

“Os pais são encorajados a priorizar o desenvolvimento natural dos pés de seus filhos, permitindo que eles descalços em ambientes seguros. Quando a hora de calçar chegar, a escolha de calçados adequados pode fazer toda a diferença na saúde e no desenvolvimento dos pequenos. Consultar pediatras e especialistas em saúde infantil é sempre uma boa prática para garantir o melhor para as crianças”, completa a pediatra.

Crianças que permanecem calçadas podem ter o seu desenvolvimento cognitivo e motor afetado, já que o uso de sapatos reduz a sensibilidade e os movimentos dos pés, segundo a pediatra. Assim, se os pezinhos do seu bebê estiverem calçados, as impressões sensoriais dele diminuirão.

Confira 8 motivos pelos quais você deve deixar os pezinhos do seu bebê livres:

  • Aumenta o equilíbrio e a coordenação;
  • Promove a postura adequada;
  • Fortalece os pés;
  • Suporta um bom desenvolvimento dos pés;
  • Diminui as quedas;
  • Fortalece os arcos dos pés;
  • Suporta desenvolvimento motor;
  • Permite maior exposição sensorial.

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2024/10/entenda-8-motivos-para-garantir-que-os-pes-do-seu-bebe-estejam-livres/