2 de abril de 2025
Entenda por que 1º de Abril é Dia da Mentira
Compartilhe:

Em diversos países, o dia 1º de abril é conhecido como o Dia da Mentira ou Dia dos Bobos. A data é marcada por brincadeiras, pegadinhas e trotes, especialmente entre amigos.

Nos Estados Unidos e na Inglaterra, o nome dado à celebração é April Fool’s Day (Dia dos Bobos de Abril). Já na França e na Itália, a tradição recebe o nome de Poisson d’Avril e Pesce d’Aprile, respectivamente, que significam “Peixe de Abril”. Nesses países, uma brincadeira comum entre crianças e adolescentes é prender discretamente peixinhos de papel nas costas de colegas desavisados.

A origem da tradição remonta ao século XVI, na Europa. Em 1582, com a adoção do calendário gregoriano sob ordem do papa Gregório XIII, a comemoração do Ano Novo foi transferida para 1º de janeiro. No entanto, alguns resistiram à mudança e continuaram a celebrar o ano novo entre o fim de março e o início de abril. Como forma de zombaria, essas pessoas passaram a ser alvo de brincadeiras e trotes, consolidando o dia 1º de abril como uma data para enganar e pregar peças.

Outra teoria liga a data ao festival romano de Hilária, realizado na antiguidade em homenagem à deusa Cibele. A festa, que ocorria por volta do equinócio de março, era marcada por rituais e celebrações repletas de disfarces e encenações.

No Brasil, a tradição chegou em 1828, com a publicação do jornal satírico “A Mentira”. Em sua edição inaugural, o periódico anunciou falsamente a morte de Dom Pedro I, aproveitando a data para divulgar uma notícia fictícia e reforçar o espírito brincalhão do 1º de abril.

Pegadinhas memoráveis

Além das brincadeiras entre amigos, empresas e veículos de comunicação também já se aproveitaram da data para criar pegadinhas inusitadas.

Em 1980, a BBC divulgou que o icônico relógio Big Ben, em Londres, teria seus ponteiros substituídos por um mostrador digital. Como parte da farsa, a emissora afirmou que os primeiros ouvintes a ligarem para a rádio poderiam ganhar os ponteiros originais do relógio como recordação.

Já em 1992, a National Public Radio (NPR), nos Estados Unidos, transmitiu uma entrevista com o comediante Rich Little, que imitou a voz do ex-presidente Richard Nixon. No áudio, o falso Nixon anunciava sua intenção de disputar novamente a presidência, provocando indignação entre os ouvintes. A confusão só foi esclarecida depois que a emissora revelou que se tratava de uma pegadinha de 1º de abril.

*Fonte: Agência Brasil

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/04/entenda-por-que-1o-de-abril-e-dia-da-mentira-em-diversos-paises/