23 de novembro de 2024
Entrevista: Coletivo Unidos com foco na educação e saúde
Compartilhe:

O mais novo integrante da Câmara Municipal de São Luís, o Coletivo Unidos, formado pelos co-vereadores Rommeo Amin, Ricardo Hortegal e Professora Concita, busca consolidar um modelo de mandato coletivo em que as decisões são tomadas de forma compartilhada e com foco nas necessidades da população. 

Eleitos com 4.144 votos nas eleições de 2024, os representantes do Coletivo Unidos, que concorreram pelo partido PRD, destacam, em entrevista ao jornal O Imparcial e na Rádio Online O Imparcial, que o projeto é resultado de um trabalho conjunto e contínuo com as comunidades da capital maranhense.

Formado pelos co-vereadores Rommeo Amin, Ricardo Hortegal e Professora Concita, é o mais novo integrante da Câmara Municipal de São Luís e uma das apostas para fortalecer a representatividade popular. 

Durante entrevista ao jornal O Imparcial, os co-vereadores revelaram os desafios e as metas do mandato, que já nasce comprometido com a educação, saúde e com o fortalecimento do vínculo entre população e poder legislativo municpal. 

Um trabalho coletivo realizado na base da confiança

Rommeo Amin, um dos co-vereadores, possui longa experiência na política local, com três candidaturas anteriores. Para ele, o Coletivo Unidos simboliza o avanço de um modelo que prioriza a coletividade sobre as ambições individuais. “Cada eleição é uma disputa diferente, e uma coisa que sempre defendi é que a política precisa ser coletiva. Este mandato é uma prova disso,” afirmou Amin. “Foi unindo forças que alcançamos o êxito nas urnas e agora vamos trabalhar para que todas as decisões e ações atendam, em primeiro lugar, as necessidades das comunidades. Nosso compromisso é coletivo; isso será a base do nosso mandato.”

Já a professora Concita, há mais de três décadas se dedica a projetos comunitários e à educação de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Concita, que é uma das fundadoras do bairro Vila Isabel Cafeteira, conta que sua experiência a tornou sensível às necessidades da comunidade.

“Há 35 anos, venho trabalhando com crianças e jovens de São Luís. Muitas mães não têm onde deixar os filhos pequenos, então cedi minha casa para criar uma escola comunitária e hoje pago aluguel para morar,” relatou emocionada. “Estou vivendo essa realidade para dar suporte às mães que precisam de ajuda com seus filhos. A falta de escolas para a primeira infância é um problema grave, e a nossa meta é criar alternativas para essas famílias.” Atualmente, a escola mantida pela professora atende 273 crianças, mas a demanda é ainda maior.

Perspectivas para 2026 e alinhamento político

Ricardo Hortegal, que também integra o Coletivo Unidos, destaca que pretende focar seus esforços na área da saúde, especialmente em ações de atenção básica e prevenção voltadas às áreas mais carentes de São Luís. “O nosso trabalho é feito pensando na população mais vulnerável. Desde 2016, tenho atuado nas periferias com projetos de saúde, e sei que a demanda é alta. Agora, no mandato, quero implementar mais projetos para que a saúde chegue realmente a quem mais precisa,” afirmou Hortegal.

Ele vê o mandato como a extensão de um esforço já em andamento, ressaltando que a união do grupo potencializou o impacto de suas ações sociais. “Eu sempre acreditei que nosso trabalho, feito a longo prazo e com sinceridade, teria uma resposta positiva das pessoas. Já conheço a Professora Concita há algum tempo, e o Rommeo sempre foi um nome forte na política local. Juntos, sabemos que podemos fazer mais”.

Hortegal também enxerga no mandato coletivo uma possibilidade de inovar em práticas políticas, defendendo uma gestão com foco na população. “Estamos aqui para representar as necessidades das pessoas que nos elegeram. Não vamos trabalhar com promessas vazias; queremos ser agentes de transformação na Câmara”.

Desafios políticos e alianças estratégicas

Questionado sobre o cenário político atual e as movimentações na Câmara Municipal, Rommeo Amin destacou que o Coletivo Unidos tem clareza sobre suas alianças e sobre seu papel fiscalizador em relação ao governo municipal. Em relação à eleição da Mesa Diretora da Câmara, ele adiantou que o grupo apoia a reeleição do atual presidente, Paulo Victor (PSB). “Nós, do PRD, vamos caminhar junto com Paulo Victor. Acreditamos que ele representa uma liderança que pode agregar valor à Câmara e auxiliar nos projetos que queremos implementar,” afirmou Amin.

Sobre a relação com o prefeito reeleito Eduardo Braide, Amin garantiu que o coletivo não abrirá mão de sua independência e compromisso com os bairros. “Somos co-vereadores eleitos para São Luís, não para o prefeito. Se ele fizer um trabalho digno para as comunidades e para nossa cidade, vamos somar esforços. Caso contrário, cumpriremos nosso papel de cobrar as melhorias,” declarou Rommeo.

A Professora Concita complementou, ressaltando que o coletivo está preparado para dialogar, mas sempre com o objetivo de atender à população. “Estaremos lado a lado do executivo quando for para apoiar as demandas do povo; mas, se preciso for, estaremos aqui para defender os interesses da comunidade acima de qualquer aliança”.

A respeito das eleições de 2026 e das novas articulações políticas que já se desenham, Amin afirmou que o Coletivo Unidos seguirá as orientações do governador Carlos Brandão (PSB), reforçando o apoio ao projeto do governo estadual. “Nós nos alinhamos ao projeto de Brandão porque acreditamos que ele está em consonância com as necessidades do nosso estado. O coletivo também se constrói em parceria com aqueles”.

Para o Coletivo Unidos, o objetivo maior é trazer resultados concretos para a população de São Luís, especialmente para as comunidades marginalizadas que, muitas vezes, ficam desassistidas. “É a nossa missão lutar por uma cidade mais justa, onde a educação e a saúde sejam de qualidade e estejam ao alcance de todos,” disse a Professora Concita.

Com um histórico de trabalho nas comunidades e uma atuação embasada em diálogo e representatividade, o Coletivo Unidos espera transformar seu mandato em um exemplo de política participativa, ampliando a voz e o poder das comunidades na Câmara Municipal de São Luís. A entrevista completa está disponível na rádio O Imparcial, no canal do YouTube e nas redes sociais do jornal.

Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2024/11/entrevista-coletivo-unidos-com-foco-na-educacao-e-saude/