Com a missão de potencializar o esporte brasileiro e maranhense até o final de sua gestão, o ministro dos Esportes, André Fufuca, concedeu uma entrevista a O Imparcial, na qual faz uma avaliação do trabalho que vêm desenvolvendo na pasta, além de revelar os investimentos que serão realizados no estado. Fufuca destacou ainda o posicionamento político do PP nas eleições municipais de 2024 e o número de prefeitos que a legenda pretende fazer.
Sobre o seu futuro político em 2026, o ministro deixou uma icógnita no ar. Confira a entrevista na íntegra de Andre Fufuca.
O IMPARCIAL – O senhor é o ministro mais jovem da Esplanada, e era o líder da bancada do PP na Câmara até se tornar ministro. Como o senhor tem enfrentado às críticas com relação a sua gestão à frente da pasta e de que forma o senhor quer marcar a sua passagem pelo Ministério dos Esportes?
André Fufuca – Ninguém se elege, vice-presidente, secretário-geral da Câmara, líder de bancada, reeleito por aclamação e ainda elege um sucessor se não tiver competência. A juventude é uma qualidade, porque ela dá a disposição necessária para que a gente busque sempre quebrar paradigmas. Eu acredito que, por onde eu passei, tenho apresentado respostas concretas às dúvidas e questionamentos que me foram feitos enquanto estive nos cargos que ocupei. Em relação às críticas, a maioria delas eram feitas por quem não conhecia o meu trabalho. Que queria me atingir do ponto de vista pessoal, sem saber de fato quem eu era. Então acredito que a partir do momento que conheceram o meu trabalho, o que vem sendo feito, com certeza essas críticas deixaram de existir e se tornaram reconhecimento pelo que faço. E em relação à marca que eu quero deixar no Ministério, me sentirei realizado se conseguir concluir o que já estou fazendo: democratizar o máximo o acesso ao esporte e às estruturas esportivas. Torná-las adequadas a todos aqueles que queiram usufruir delas, além de incentivar o esporte de base e o paradesporto, para que sejam efetivamente um instrumento de inclusão social.
Apoio ao candidato do governador Carlos Brandão
Durante os investimentos anunciados pelo presidente Lula ao Maranhão, o senhor em seu discurso, também anunciou a construção, de Centros Esportivos Comunitários em 31 cidades do estado. Quanto vai custar este investimento, quando serão implementados, e quais as cidades que serão beneficiadas?
No total serão 240 Centros Esportivos Comunitários, que serão construídos em todas as regiões do país. O investimento total nessa fase é de R$ 360 milhões. Mas nós estamos trabalhando para chegar a mil centros construídos até 2026. Aqui no Maranhão, o investimento vai ser de 46 milhões de reais. Serão 31 centros esportivos comunitários, em 31 municípios, em áreas que nunca tiveram qualquer tipo de estrutura esportiva adequada para os seus habitantes.
Na oportunidade o senhor também defendeu a reeleição do presidente Lula para derrotar as forças políticas da extrema direta que são contra a democracia, apesar de Lula já ter dito que “não precisa” ser candidato em 2026, mas admite que pode concorrer “se for necessário”. Como o senhor avalia essa situação?
Olha, o presidente Lula tem o meu total apoio para qualquer decisão que ele tomar. Eu acredito que ele será candidato para defender que o filho de um pobre seja tratado, neste Brasil, da mesma forma que um filho de um milionário. Que essas pessoas tenham as mesmas condições de crescer e de progredir. O presidente Lula já sabe que pode contar comigo em seu projeto de reeleição.
Estamos em um ano eleitoral onde haverá sucessão municipal em 217 municípios do Maranhão. De que forma o PP vai se posicionar com relação a eleição para prefeito em São Luís e quantos prefeitos e vereadores a legenda pretende fazer em todo o estado em 2024?
Em São Luís, apoiaremos o candidato do governador Carlos Brandão. No interior do estado, nós do PP disputaremos a eleição de prefeito com 56 candidatos. E as pesquisas mostram que são candidatos que lideram todos os cenários em inúmeras cidades importantes, como: Imperatriz, Caxias, Coelho Neto, Santa Inês, Santa Luzia, Buriticupu, Balsas, Lago da Pedra, Vargem Grande, Itapecuru-Mirim.
O senhor está em seu terceiro mandato de deputado federal. Em 2026, o senhor pretende ir para mais uma reeleição na Câmara Federal ou pretende concorrer a uma vaga ao senado pelo Maranhão?
Deus e o povo do Maranhão decidirão o meu caminho.
Como o senhor vê o Maranhão no futuro após esse anúncio de R$ bilhões em investimentos para o estado feito pelo presidente Lula?
Eu vejo um grande futuro pela frente. O Maranhão viverá um tempo de respeito, dignidade e prosperidade. Acompanhando esse momento tão especial do governo Lula, tempo de união e reconstrução que o nosso país vive. Uma oportunidade única para mostrar a todos os maranhenses que com trabalho e dedicação nós vamos transformar a vida de milhares de famílias, assegurando os direitos básicos de todo maranhense. Esse é o meu compromisso com a nossa gente.
Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2024/07/entrevista-com-andre-fufuca-pp-disputara-56-prefeituras-no-ma/