Levantamento divulgado esta semana pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV IBRE), baseado nos dados da Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, apontou que o Maranhão reduziu a taxa de pobreza extrema em 10,5 pontos percentuais, reduzindo-a de 22,8% para 12,2%.
Os dados da FGV IBRE mostram ainda que 919,9 mil maranhenses saíram da condição de pobreza, contribuindo para a redução da taxa de 66,2% para 52,7% no período analisado.
Os estados mais populosos da região, Bahia, Pernambuco, Ceará e Maranhão, são os que concentram o maior número de pessoas em situação de pobreza. Em 2023 o estado com a maior proporção de pessoas em situação de pobreza era o Maranhão, com índice de 52,7%, seguido de Pernambuco (48,3%) e Ceará (48,2%). A menor proporção foi estimada para o Rio Grande do Norte, 43,5%.
O Imparcial conversou com o secretário de Estado do Desenvolvimento Social, Paulo Casé Fernandes, sobre esses dados, que embora muito animadores, ainda são quantitativamente altos, se considerarmos um estado que lidera o maior índice de pessoas em situação de pobreza no Brasil.
No Brasil, para efeito de benefício do Bolsa Família, famílias com renda per capita de até R$ 100 são consideradas em situação de extrema pobreza, enquanto aquelas com renda per capita até R$ 200, em condição de pobreza.
Acompanhe abaixo, na entrevista com Paulo Casé, os programas sociais do Governo do Estado do Maranhão e as políticas públicas para reduzir esses índices no estado.
“Além dos programas e ações desenvolvidos pelo Governo do Estado, a parceria com o Governo Federal é fundamental nesse processo. Tem gerado mais investimentos em vários setores para o Maranhão, como também a aplicação das condicionalidades ao Bolsa Família e o apoio à Agricultura Familiar, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos, incluso aqui o PAA Leite.”, disse o secretário.
O secretário destacou, dentre os programas qu atuam nessa linha da erradicação da pobreza, da criação de uma agência de fomento para captação de recursos disponíveis em bancos estatais.
Recuo na taxa de extrema pobreza
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2024/07/entrevista-com-paulo-case-fernandes-o-combate-a-pobreza-e-o-maior-desafio-do-ma/