2 de abril de 2025
“Enxame Piauí” acontece no Centro Histórico de São Luís
Compartilhe:

No dia 5 de abril, o ENXAME PIAUÍ, evento que celebra a música piauiense, chega ao Reviver Hostel, no Centro Histórico de São Luís. A noite vai reunir artistas do Piauí, com o Duo Rio Pra Par Mar Pra Ter, de Tauana Queiroz e Daniel Filipe e artistas do Maranhão, com Emanuele Paz e Dj Selecta Groove.

ENXAME PIAUÍ teve sua primeira edição realizada em São Paulo, em julho de 2024, na Ocupação 9 de julho, com artistas residentes na capital, promove a divulgação da música piauiense, produzida dentro e fora do estado. A idealizadora do evento, Isabela Alves, da Kariri Produções, ressalta a importância de fazer circular a música piauiense, estreitando laços com o Maranhão, estado vizinho ao Piauí, mais especificamente com a cidade de São Luís, promovendo encontros e fortalecendo a produção autoral de artistas independentes.

Duo Rio Pra Par Mar Pra Ter
Os compositores Tauana Queiroz e Daniel Filipe, fazem da vontade de se encontrar nos palcos, um projeto que dialoga com o cotidiano popular de suas cidades. Um show de repertório autoral, que reúne lançamentos fonográficos presentes em seus álbuns solo: Tempo Inflamado, de Daniel Filipe e METEÓRICA, de Tauana Queiroz, além de canções gravados por grupos e artistas como: “Ultrópico Solar”, “As Fulô do Sertão”, “Teófilo Lima”, “Banda de Pífanos Cajú Pinga Fogo”, “Brisa Carranca”, “Lunes Nevi”.

O show, acompanhado pelos músicos Bráulio Miranda (guitarra) e John Terra (bateria), tem produção executiva de Bruna Mouzinho – Nosso Canto Arte e Cultura e Isabela Alves – Kariri Produções.

Daniel Filipe
É um dos relevantes compositores da nova música piauiense, membro e fundador da “Ultrópico Solar” – um dos principais núcleos de produção artística e fonográfica do estado nos últimos anos. Destaca-se também sua poesia, por hora afiada, em outros momentos de natureza delicada e descritiva do cotidiano. No palco do Enxame Piauí, Daniel apresenta uma seleção da MPB, com sua interpretação enérgica, acompanhado pelo músico John Terra.

Emanuele Paz
Cantora maranhense, que tem o reggae como principal expressão de sua arte. Apresenta o projeto Lado B, seu “lado forrozeiro”, cantando e tocando triângulo, fazendo releituras de artistas como Marinês, Júlia Vargas, Juliana Linhares, Lucimar, Accioly Neto, dentre outros. No reggae ou forró, a artista leva para os palcos uma performance que exalta as narrativas periféricas, em voz suave e potente, desmitificando arquétipos e abrindo passagem para novas vivências. No repertório, canções autorais dividem a cena com músicas interpretadas por mulheres eternizadas na história, trazendo à tona, em vibrações sonoras, a potência do feminino.

DJ Selecta Groove
Nome artístico do projeto musical de Joana Golin no qual ela cria sequências e mixagem baseadas nas suas pesquisas com a música afro-indígena universal. Joana produtora cultural, pesquisadora de cultura popular e colaboradora do Grupo de Estudos Música, Trabalho e Sociedade (UFMA). Já tocou em diversas casas e eventos como Casa de Noca (Fpolis), Aldeia Sesc Guajajra de Artes (São Luis), Br 135 (São Luis), Odeon Sabor & Arte (São Luis), Calefação Tropicaos (São Paulo),
Macumbia (São Paulo), Festival Psicodália (S.C), entre outros.

Fonte: https://oimparcial.com.br/entretenimento-e-cultura/2025/04/enxame-piaui-acontece-no-centro-historico-de-sao-luis/