
São Luís recebe pela primeira vez o espetáculo “Eu Capitu”, escrito por Carla Faour e dirigido por Miwa Yanagizawa, inspirado no clássico Dom Casmurro, de Machado de Assis. As apresentações ocorrerão entre os dias 21 e 23 de agosto, no Teatro Sesc Napoleão Ewerton (Av. dos Holandeses, Condomínio Fecomércio). Como parte da programação na capital maranhense, serão ofertadas, no dia 22, duas oficinas gratuitas, das 9h às 13h.
A primeira, Oficina Petrobras Eu Outra, será conduzida por Miwa Yanagizawa e tem como proposta explorar pontos de interseção entre relatos pessoais e histórias ficcionais, utilizando objetos afetivos selecionados pelas participantes. Voltada a artistas e estudantes de teatro, acontecerá na sala de dança do Sesc Deodoro. Inscrições no link.
Miwa Yanagizawa é atriz, diretora teatral e fundadora do AREAS Coletivo, responsável por montagens como “Naquele dia vi você sumir”, criada com o Grupo Magiluth e inspirada na obra “Eles eram muitos cavalos”, de Luiz Ruffato; “Plano sobre queda”, escrita em colaboração com Emanuel Aragão; e “Breu”, de Pedro Brício, premiada com o Questão de Crítica (Melhor Direção e Iluminação) e o APTR (Melhor Cenografia). Como atriz, atuou em diversas produções da TV Globo e no cinema, tanto em longas quanto curtas-metragens.
A segunda atividade, Oficina Petrobras Da Ideia ao Projeto, será ministrada por Felipe Valle, abordando etapas como concepção, planejamento e desenvolvimento de projetos culturais. Destinada a produtores e interessados no setor, ocorrerá na Sala de Exposições do Prédio Fecomércio / Sesc / Senac.
Felipe Valle é idealizador e diretor geral de “Eu Capitu”, além de gestor da Fomenta Soluções Culturais. Produtor, consultor e gestor cultural, possui MBA em Gerenciamento de Projetos pela USP e atua em iniciativas voltadas à inclusão social e diversidade, como o projeto Sementes – Caminhos para uma produção mais diversa. Com experiência em mais de 50 produções de teatro, música e festivais, foi responsável por eventos como o TriboQ Pride Festival (Rio de Janeiro, 2022), BudX (Rio de Janeiro, 2022) e mostras de cinema como Terry Gilliam – O Onírico Anarquista e O Cinema de Tim Burton nos CCBBs do Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília.
Sobre o espetáculo
A montagem terá apresentações nos dias 21, 22 e 23 de agosto, no Teatro Sesc Napoleão Ewerton. No dia 21, às 15h, haverá sessão exclusiva para alunos da rede pública de ensino. Nos dias 22, às 20h, e 23, às 19h, as apresentações serão abertas ao público, com entrada franca. No dia 23, o espetáculo contará com audiodescrição para pessoas com deficiência visual e tradução em Libras para surdos e deficientes auditivos. Os ingressos podem ser reservados pela plataforma Sympla.
Com uma abordagem contemporânea e elementos de realismo fantástico, “Eu Capitu” propõe reflexões sobre a crescente incidência de feminicídios, mesclando a ficção teatral com as duras realidades enfrentadas por mulheres vítimas de violência. A produção foi contemplada pela Seleção Petrobras Cultural e conta com apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, via Ministério da Cultura.
Já apresentado em Brasília, Rio de Janeiro, Recife e Belo Horizonte, sempre com sessões esgotadas, o espetáculo segue em turnê após São Luís, passando por Rio Branco, Porto Velho, Salvador, Fortaleza e Manaus.
Mais informações: @eucapituespetaculo
Leia também:
Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/08/espetaculo-eu-capitu-promove-oficinas-culturais-gratuitas-em-sao-luis/