
Nesta quinta-feira (21), o espetáculo “Eu Capitu” terá uma sessão exclusiva para estudantes da rede pública de ensino, às 15h, no Teatro Sesc Napoleão Ewerton. Pela primeira vez em São Luís, a obra visa dar voz às mulheres e traz à cena a história a partir da visão de Ana, uma menina prestes a entrar na adolescência, que vivencia o fim do relacionamento abusivo da mãe.
Na apresentação dedicada a adolescentes, a proposta é provocar reflexões sobre a violência contra a mulher e o enfrentamento à sociedade machista e patriarcal, aproximando as novas gerações desse debate por meio da linguagem artística.
Para a diretora Miwa Yanagizawa, o teatro tem um papel fundamental nesse processo. “O palco é um espaço de diálogo entre gerações. A arte permite que temas duros e, muitas vezes indigestos, sejam tratados de forma lúdica, simbólica e potente. É assim que conseguimos sensibilizar os mais jovens e abrir espaço para uma reflexão transformadora.”, afirmou ela.
Com texto de Carla Faour e direção de Miwa Yanagizawa, a peça revisita o clássico Dom Casmurro, de Machado de Assis, pelo olhar feminino. A narrativa encontra na literatura e no imaginário o diálogo com Capitu, personagem que já gerou diversos debates sobre sua verdadeira natureza e ações. A trama estabelece conexões entre ficção e realidade para abordar machismo, silenciamentos e violências que marcam a vida de tantas mulheres.
Além da apresentação do dia 21, o espetáculo “Eu Capitu” será apresentado também nos dias 22 e 23 de agosto, no Teatro Sesc Napoleão Ewerton (Av. dos Holandeses, Condomínio Fecomércio). No dia 22, às 20h, e 23, às 19h, para todos os públicos com sessões gratuitas.
No sábado (23), a sessão será acessível com recurso de audiodescrição, para pessoas com deficiência visual, e tradução em Libras, para pessoas com deficiência auditiva.
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/08/espetaculo-eu-capitu-tera-sessao-especial-para-estudantes-da-rede-publica-nesta-quinta-21-em-sao-luis/