1 de julho de 2025
Espetáculo “Raízes Brasileiras” celebra educação e cultura popular no Teatro
Compartilhe:

No dia 6 de junho, às 15h30, o Teatro Arthur Azevedo será palco do espetáculo Raízes Brasileiras, evento que marca a culminância do projeto Sinta o Som, realizado com estudantes na capital maranhense. Com entrada gratuita, a apresentação une música, educação, sustentabilidade e cultura popular em uma experiência sensorial e afetiva para todas as idades.

O espetáculo é protagonizado por crianças e adolescentes de 5 a 13 anos da rede pública de ensino, que irão apresentar suas criações musicais feitas com materiais recicláveis e com o próprio corpo. A proposta valoriza a ludicidade, a consciência ambiental e a expressão artística como ferramentas de aprendizagem e transformação social. Em seguida, o público será brindado com a participação do cantor e compositor Danilo Caymmi, referência da música brasileira, interpretando clássicos como Maracangalha, O que é que a baiana tem e Suíte dos Pescadores. Um momento especial que conecta gerações e valoriza a riqueza das raízes musicais do Brasil.

Realizado pelo Instituto Brasileiro de Música e Educação(IBME) em parceria com Ultragaz, Ultracargo e Ipiranga, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, além do apoio da Secretaria Municipal de Educação de São Luís, o projeto Sinta o Som promove ao longo do ano de 2024 e 2025 oficinas e atividades formativas para mais de 700 crianças de escolas municipais da cidade, incentivando o desenvolvimento de habilidades como empatia, pro atividade e senso de coletividade por meio da música, da arte e da educação ambiental.

Raízes Brasileiras é mais do que um espetáculo – é a celebração de um processo coletivo de aprendizado e conexão com a identidade cultural brasileira. O show será dedicado à comunidade escolar e às famílias dos alunos do projeto, com 100 ingressos disponíveis para o público em geral. A retirada dos ingressos será a partir das 14h, na bilheteria do teatro. Sobre o programa O Sinta o Som, iniciado em 2019, oferece uma série de atividades culturais e artísticas que valorizam repertórios populares, fortalecendo a integração sócio comunitária e a conscientização ambiental a partir da música, com foco em estudantes da rede pública, famílias e comunidades.

As atividades incluem: pólos com oficinas musicais gratuitas, a partir de material reciclável e de reuso, para alunos da Educação Infantil(pré-escolar) e séries iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 6º ano); concertos e culminâncias semestrais de integração sócio comunitária; grandes shows musicais, entre outras. Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Luís e com o patrocínio de Ultragaz, Ultracargo e Ipiranga, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto atendeu alunos da Educação Infantil(pré-escolar) e séries iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 6º ano), distribuídos em até 6 unidades escolares.

Ao longo de 11 meses os alunos recebem oficinas musicais com o uso de brincadeiras e brinquedos da tradição popular (Cups Song, O Passo e Body Song), repertório de música popular brasileira, entre outros recursos como a construção de instrumentos musicais a partir de materiais de reuso.  

As metodologias do “Sinta o Som” incentivam a participação ativa dos alunos na construção de seu próprio conhecimento, nutrindo a criatividade, a autonomia e o protagonismo dos participantes na sua própria jornada de aprendizado.  

Nesse sentido, resgata repertórios musicais brasileiros, tradições de jogos, brincadeiras e contação de histórias, além de promover atividades referentes à sustentabilidade, com a construção de instrumentos musicais a partir de materiais recicláveis, como papéis, garrafas, tampinhas, latas, plástico, entre outros materiais.

Os resultados dessas oficinas são apresentados periodicamente em saraus abertos para a população em espaços culturais. Já participaram do Sinta o Som mais de 10 mil professores, distribuídos em 15 municípios fluminenses.  

Sobre o IBME

Estabelecendo redes que incluem crianças e jovens estudantes de escolas públicas, famílias, profissionais, comunidades, poder público e iniciativa privada, o Instituto Brasileiro de Música e Educação (IBME) tem como objetivo promover a transformação social, tendo a educação, a música e as artes como pilares de suas ações de integração comunitária e desenvolvimento sustentável.

Leia também:

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/06/espetaculo-raizes-brasileiras-celebra-educacao-e-cultura-popular-no-teatro-arthur-azevedo-em-sao-luis/