16 de dezembro de 2025
Estudantes da Uema desenvolvem bengala inteligente com sensores para aumentar
Compartilhe:

Uma iniciativa tecnológica nascida na sala de aula da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Campus Coroatá, está prestes a transformar a vida de pessoas com deficiência visual. Estudantes do curso de Tecnologia em Redes de Computadores do programa ProfiTec desenvolveram uma bengala inteligente equipada com sensores para detecção de obstáculos, visando aumentar a autonomia e a segurança dos usuários.

O dispositivo surgiu como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), mas já possui perspectivas de futuro que vão além da versão protótipo.

Milton Rodrigues Ribeiro, um dos estudantes do ProfiTec, explicou que a ideia partiu da convivência diária com um colega de turma com deficiência visual total. Essa experiência inspirou o grupo a buscar uma solução tecnológica eficaz e de baixo custo.

“Presenciamos as limitações vivenciadas diariamente por ele. Resolvemos então desenvolver um projeto, para o nosso TCC, que ajudasse de alguma forma ele e demais pessoas que têm essa limitação,” relatou Milton Rodrigues.

O foco inicial foi aprimorar o uso da bengala tradicional, que limita a identificação de obstáculos apenas ao alcance da ponta. “E isso torna muitas vezes perigoso esse uso, pois o usuário tem que se aproximar, tocando o obstáculo para identificar a presença,” disse Milton.

O protótipo utiliza sensores distribuídos em diferentes níveis de altura ao longo da bengala. Sempre que um ou mais sensores detectam um obstáculo, eles enviam o dado ao sistema, que sinaliza ao usuário através de avisos sonoros e também vibração.

Essa sinalização é feita de forma gradativa à medida que o usuário se aproxima do obstáculo, permitindo a detecção de barreiras mais elevadas, como bancos, placas ou prateleiras.

Leia também:

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/12/estudantes-da-uema-desenvolvem-bengala-inteligente-com-sensores-para-aumentar-autonomia-de-pessoas-com-deficiencia-visual/