
Com uma agenda voltada à COP30 e em iniciativas inovadoras, sustentáveis e criativas, o Transformar Juntos chega ao segundo dia, garantindo inúmeras atividades, como encontros técnicos, paineis e palestras.
Na abertura da programação do dia, o antropólogo Santiago Uribe, abordou o tema “Case de Medellín: cidade inovadora, modelo de transformação urbana, tecnológica e cultural“, apontando estratégias de uso do potencial humano e cultural para transformar e impactar territórios criativos e empreendedores
“Há 30 anos, Medellín declarou que desejava ser a cidade mais inovadora do mundo – e conseguiu. Agora, afirma que quer ser a capital da inteligência artificial. E vão realizar, porque o povo é capaz; eles acreditam. E isso se baseia em três pontos muito simples: usar a inovação para desenvolver soluções para os desafios da cidade; usar a inovação para conectar a cidade com o mundo, por fim, promover negócios de alto impacto, que gerem valor social, riqueza e valor público”, afirmou ele, concluindo com uma chamada : “Finalizo dizendo que o coração da inovação está no conhecimento dos cidadãos e nas experiências de vida de cada um deles. É isso que transforma uma cidade”, completou.
Durante o período da tarde, na Sala 4, do Multicenter, Uribe ministra a Oficina Inovar e Desenvolver Caminhos colaborativos para um novo olhar sobre o território.
Secretários municipais de Agricultura do Maranhão
Em uma amostra de que fomentar o desenvolvimento rural exige união e esforços comuns, o Transformar Juntos também foi palco do Encontro de Secretários Municipais de Agricultura do Maranhão, com a participação de mais de 60 cidades. A reunião trouxe dados sobre a equivalência entre os sistemas de inspeção municipais e federal, em palestra ministrada por Roberto Carlos Arruda, auditor do Ministério da Agricultura e Pesca. Roberto reforçou o papel do sistema, especialmente nos processos de comercialização, trazendo assim orientações práticas sobre os sistemas.
Ao decorrer do encontro, foi formulado o painel com relatos de experiências das prefeituras de Maracaçumé e São Luís, mediado por Maurício Lima, com participação das secretárias Franciangela Santos e Alessandra Pontes, além de Carlos Antônio Feitosa, vice-presidente do SENAR/MA.
“Um evento como esse agrega para o município e a secretaria, com muito conhecimento e oportunidades. Então, para todos os aspectos da Secretaria de Agricultura, eu vou ter a oportunidade de estar melhorando e levando o desenvolvimento para o meu município. A gente pode dizer que participando do Transformar Junto estamos buscando transformações para levar para o município”, relatou Franciangela Santos.
Catadores
Na Arena Cidades e Negócios Inteligentes, a questão da economia circular entrou em debate. No início do encontro, foi realizada a abertura do Encontro Estadual de Catadores (que segue até às 18h), com a participação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), do Sebrae e de catadores de diversas regiões do Maranhão. Marilena Vieira, catadora de materiais recicláveis e liderança da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Coroatá (COOPERMAR), fez agradecimentos sobre a parceria do Sebrae com a organização.
“Reconhecemos o valor da luta dos catadores e a importância do apoio do Sebrae nessa caminhada. Acreditamos que, com essa parceria, poderemos conquistar avanços significativos para a nossa categoria. Agradecemos a oportunidade de compartilhar nossas reflexões e também pela homenagem recebida, que representa um reconhecimento importante para todos nós. Parabenizo a nossa rede de catadores, que tenho a honra de coordenar, representando 19 municípios. Esse reconhecimento é fruto do trabalho sério e da dedicação de cada um”, destacou.
No período da tarde, nos mais diversos espaços do Transformar Juntos, serão realizados painéis, oficinas e palestras sobre assuntos variados, como compras públicas, ecossistemas de inovação, proteção de dados para cidades inteligentes, abordagem ativa, ESG, sessões de pitch com soluções inovadoras para cidades inovadoras e dos encontros técnicos, Encontros de Laboratórios de Inovação do Maranhão e o Encontro de Atores de desenvolvimento do Sebrae MA.
“Nesta edição do Transformar Juntos, estamos alcançando importantes objetivos, trazendo para o nosso empreendedor, para os municípios e a gestão pública, soluções que, de fato, podem contribuir e impactar o processo de transformação que todos desejamos”, expressou o superintendente do Sebrae no Maranhão, Albertino Leal.
O Transformar Juntos continua até esta quarta-feira (16), com a correalização do Governo do Estado e conta com a Secretaria de Estado da Indústria e Comércio, Sistema Fiema, Faema/Senar, como parceiros da edição 2025
Leia também:
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/07/evento-transformar-juntos-intensifica-solucoes-inovadoras-para-municipios/