26 de setembro de 2025
Exposição “40 Anos da Democracia - Entre Traços e Cores”
Compartilhe:

Depois de emocionar plateias em São Luís e Brasília, a exposição “40 Anos da Democracia: Entre Traços e Cores”, do artista maranhense Betto Pereira, alcança a cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro . A mostra abre suas portas no Centro Cultural Raul de Leoni, em Petrópolis (RJ), no dia 2 de outubro, e segue até o dia 31 do mesmo mês, convidando o público a refletir em uma experiência estética e política singular.

O caráter itinerante da exposição reforça seu compromisso em dialogar com diferentes territórios e públicos, levando a reflexão sobre as conquistas e desafios da democracia brasileira para além dos espaços institucionais. Após ocupar o Senado Federal, em Brasília — lugar simbólico das grandes decisões nacionais —, a mostra chega a Petrópolis reafirmando o poder da arte como memória, resistência e inspiração coletiva.

Composta por 13 telas em acrílica, cada uma acompanhada por música inédita, com letra de Josias Sobrinho e melodia do próprio Betto Pereira, a exposição alia artes visuais, música e tecnologia. Um dos pontos altos é a experiência imersiva proporcionada pelos óculos 3D, que permitem ao visitante explorar virtualmente o universo de uma das obras expostas.

A programação em Petrópolis inclui um momento especial: no dia 15 de outubro, às 19 horas acontece a vernissage oficial, marcada por um pocket show dos artistas Betto Pereira e Josias Sobrinho acompanhados por Edson Bastos, Jessé Fonseca e Darck Brandao. O momento une música e artes visuais em uma celebração à democracia.

A exposição é viabilizada por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Maranhão, com patrocínio da Potiguar e da Granorte, e realização da Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB).

O QUÊ: Exposição “40 Anos da Democracia – Entre Traços e Cores” chega ao Rio de Janeiro com arte, música e reflexão

QUANDO: 2 a 30 de outubro de 2025
VERNISSAGE: 15 de outubro de 2025, com pocket show
ONDE: Centro Cultural Raul de Leoni – Petrópolis (RJ)
Horário de visitação: De segunda à sexta das 9 às 17 horas.
ARTISTA: Betto Pereira
CURADORIA: Carlos Dimuro
REALIZAÇÃO: Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB)
PATROCÍNIO: Potiguar e Granorte – via Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Maranhão
Apoio cultural: Prefeitura de Petrópolis.

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/09/exposicao-40-anos-da-democracia-entre-tracos-e-cores-chega-ao-rio-de-janeiro-com-arte-musica-e-reflexao/