
Fabiano Silva dos Santos pediu sua demissão do cargo de presidente dos Correios nesta sexta-feira (4/7). O pedido foi formalizado em uma carta entregue ao Palácio do Planalto, enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encontra-se em viagem ao Rio de Janeiro. A saída de Fabiano será oficializada após um encontro entre ele e o presidente, ainda sem data definida.
A decisão ocorre em meio a uma crise financeira grave e à crescente pressão política sobre a gestão da estatal. Em 2024, os Correios acumularam um prejuízo de R$ 2,6 bilhões, quatro vezes maior que o registrado no ano anterior. No primeiro trimestre de 2025, o rombo já somava R$ 1,6 bilhão.
Além disso, a empresa enfrenta queda na arrecadação e aumento das despesas operacionais. Para tentar reverter a situação, foram anunciadas medidas como a venda de imóveis, um programa de demissão voluntária e uma parceria com a Infracommerce para a criação de um marketplace. No entanto, tais ações são vistas por muitos setores do governo como ações tardias.
Pessoas próximas a Fabiano mencionam que a saída também teve relação com questões de saúde, embora a pressão política para sua troca tenha sido determinante. Fabiano, advogado de formação, assumiu a presidência dos Correios em 2023. Ele é integrante do grupo Prerrogativas e possui experiência na área de previdência complementar.
*Fonte: com informações do Metrópoles
Fonte: https://oimparcial.com.br/politica/2025/07/fabiano-silva-dos-santos-pede-demissao-da-presidencia-dos-correios-em-meio-a-prejuizo-bilionario/