4 de julho de 2025
Fapema busca novas parcerias e captação de recursos no 68º
Compartilhe:

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) participa até sexta-feira (4) do 68º Fórum Nacional do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), realizado em São Paulo (SP).

O presidente Nordman Wall, o diretor administrativo e financeiro Arnodson Campelo e a equipe técnica da Fapema estão presentes no evento, com o objetivo de ampliar a rede de cooperação institucional, identificar oportunidades de captação de recursos e estabelecer novas parcerias estratégicas que contribuam para o fortalecimento da pesquisa e da inovação no Maranhão.

Segundo o presidente da Fapema, Nordman Wall, a participação no fórum representa uma oportunidade estratégica para posicionar o estado em um cenário mais competitivo e conectado com a ciência global.

“Nossa presença neste fórum tem o propósito de buscar novas parcerias e recursos que possam impulsionar a ciência no Maranhão. O Governo do Estado está comprometido em fortalecer a Fapema como um agente articulador entre a comunidade científica local e as grandes redes de cooperação nacional e internacional”, afirmou.

Durante os dois primeiros dias do evento, foram discutidos temas importantes como o Banco Confap de Avaliadores ad hoc, as chamadas públicas da União Europeia, parcerias com agências federais e a organização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A Fapema também dialogou com representantes de outras Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) para conhecer boas práticas e explorar oportunidades de atuação conjunta, especialmente em programas de internacionalização.

“Mando um abraço para todos do Maranhão, para toda equipe da Fapema que está aqui para construirmos juntos, com todos os atores, esta grande aliança das FAPs para fortalecer a ciência no Estado e em todo o país”, destacou Juana Nunes, coordenadora de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica (Depec), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

O protagonismo da Fapema no fórum também foi elogiado pelo presidente do Confap, Márcio de Araújo Pereira. “O 68º Confap demonstra a força de todas as fundações e a Fapema, na presença do seu presidente, Nordman Wall, um presidente atuante e que faz a diferença a frente da Fundação e nas discussões nacionais nessa contrição conjunta que cria soluções com todos nós”.

Um dos pontos altos do encontro foi o momento de networking, que reuniu dirigentes, pesquisadores e parceiros institucionais e as reuniões setoriais. O espaço reforçou o papel essencial das fundações estaduais no fortalecimento do ecossistema nacional de ciência, tecnologia e inovação.

A programação desta sexta-feira segue com visitas a parques tecnológicos, onde os participantes poderão conhecer cases de sucesso na área de inovação. Para a Fapema, essa agenda é de grande interesse, já que, em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), está em fase de implantação do Parque Tecnológico do Maranhão – Renato Archer.

A coordenadora de Inovação e Empreendedorismo da Fapema, Isaura Modesto, participa da visita com o objetivo de identificar modelos que possam ser adaptados à realidade maranhense. Também acompanham o presidente da Fapema no evento o coordenador de Convênios, Vinícius Martins, e o assessor Jurídico da Fundação, Geovane Reis.

*Fonte: Governo do Maranhão

Fonte: https://oimparcial.com.br/educacao/2025/07/fapema-busca-novas-parcerias-e-captacao-de-recursos-no-68o-forum-do-confap/