
A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) fará importantes lançamentos nessa terça-feira, 21 de outubro, durante a 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) – Maranhão 2025.
A Fundação lançará a plataforma digital Ignácio Rangel, novo repositório institucional online que reunirá trabalhos, pesquisas e estudos científicos apoiados pela instituição e três novos editais, abrindo oportunidades aos pesquisadores e empreendedores maranhenses. São recursos do Governo do Estado que somam quase R$ 10 milhões.
Os lançamentos ocorrem às 14h30, no Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), em São Luís.
A plataforma Ignácio Rangel é uma base online que organiza, preserva e disponibiliza a produção científica e acadêmica apoiada pela Fapema, promovendo o acesso e o compartilhamento do conhecimento. O site homenageia o economista maranhense, nascido em Mirador, em 1914, reconhecido nacionalmente por sua contribuição ao pensamento econômico brasileiro e seu compromisso com o desenvolvimento soberano do país. A ferramenta irá democratizar o conhecimento produzido no Maranhão, promovendo maior visibilidade aos pesquisadores e às instituições do Estado e pode ser consultada não somente por pesquisadores, mas pela sociedade em geral, comunicadores e todos que tenham interesse na área de ciência, tecnologia e inovação.
Serão também lançados três novas chamadas que somam quase R$ 10 milhões: MaraInTech, Apoio à Acervos Museológicos, Históricos e Culturais do Maranhão e a resolução Infra. O Programa Maranhense de Apoio à Inovação Tecnológica – MaraInTech – 2025, uma iniciativa inédita do Governo do Estado, abre oportunidades para o desenvolvimento de projetos de inovação tecnológica em empresas maranhenses, incentivando a criação de produtos, serviços e processos inovadores que tenham alto potencial de impacto e gerem emprego e renda para a população.
O edital de acervos vai financiar projetos voltados à gestão, conservação, restauração, organização e informatização de itens documentais, museológicos, iconográficos, filmográficos e imateriais do Maranhão. O público-alvo são pesquisadores, professores e responsáveis técnicos por acervos vinculados a instituições de ensino, museus, fundações e centros culturais, públicos ou privados sem fins lucrativos, sediados no Maranhão.
Já a resolução de fluxo continuo Infra, apoiará a implantação, recuperação e modernização da infraestrutura física e instrumental de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu no estado, que tenham caráter multiusuário e multidisciplinar.
A 22ª SNCT Maranhão 2025 ocorrerá de 21 a 24 de outubro e terá como tema ‘Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território’. A programação inclui palestras, oficinas, exposições, apresentações científicas e atividades interativas voltadas para todos os públicos. A iniciativa é realizada pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e da Fapema, com foco em ampliar o acesso da população ao conhecimento científico.
Serviço
O quê: Lançamento da plataforma Ignácio Rangel e os editais MaraInTech, Infra e Acervo Museológico, durante a 22ª SNCT
Quando: Dia 21 de outubro, a partir das 14h30
Onde: Centro de Convenções, na Ufma, Campus do Bacanga, São Luís.
*Fonte: Governo do Maranhão
Fonte: https://oimparcial.com.br/ciencia/2025/10/fapema-lanca-tres-novos-editais-e-a-plataforma-digital-ignacio-rangel-na-snct-maranhao-2025/